terça-feira, 21 de março de 2017

FLORES: AMETISTA

ORIGINÁRIA DA ÁFRICA DO SUL, A AMETISTA (PLECTRANTHUS MONA LAVENDER) É UMA PLANTA ARBUSTIVA QUE ATINGE ENTRE 30 E 50 CM DE ALTURA, SENDO IDEAL PARA CULTIVO EM CANTEIROS, FORMANDO RENQUES, CUJO DESTAQUE SÃO AS FLORES NUMEROSAS E AROMÁTICAS NO TOM AZULADO QUE LHE DÁ O NOME POPULAR.
GOSTA DE MEIA-SOMBRA, SOLO ÚMIDO E RICO EM MATÉRIA ORGÂNICA E CLIMA AMENO - EMBORA TOLERE BAIXAS TEMPERATURAS.

sexta-feira, 17 de março de 2017

GENTILEZA URBANA: RPPNM BOSQUE DA CORUJA, CURITIBA

SEGUINDO O CONSELHO DE BURLE MARX, O ARQUITETO OSVALDO NAVARO MANTEVE INTOCADO SEU BOSQUE PARTICULAR DE 120.OOO M2 SITUADO NO ARBORIZADO BAIRRO DO PILARZINHO,EM CURITIBA, E CONSTRUIU SUA CASA AMALGAMADA COM ESSE ENTORNO ESPETACULAR.
O PRINCIPAL ELEMENTO ESTRUTURAL É O TRONCO DE GURUCAIA, ÁRVORE NATIVA DE 9 METROS DE ALTURA. TODAS AS OUTRAS VIGAS SE ENCAIXAM NESSA COLUNA E FORMAM UM ESQUELETO EM FORMA DE GUARDA-CHUVA. OS AMBIENTES ESTÃO DISPOSTOS DE FORMA RADIAL, COM A CIRCULAÇÃO BORDEJANDO O JARDIM CENTRAL.
EM 2012, A PROPRIEDADE DE NAVARO TRANSFORMOU-SE EM RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL MUNICIPAL (RPPNM), POR MEIO DE UMA LEI CRIADA EM 2006 PARA INCENTIVAR A PRESERVAÇÃO DOS BOSQUES PRIVADOS. AO ZELAR PELO 'BOSQUE DA CORUJA', A FAMÍLIA RECEBE ISENÇÃO FISCAL E OUTROS BENEFÍCIOS.
" AQUI NÃO É SÓ UMA CASA. É UM ESTILO DE VIDA", ATESTA O ARQUITETO, QUE PRETENDE CRIAR UM CENTRO DE ESTUDOS DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL E CONTRIBUIR PARA QUE A CAPITAL PARANAENSE SIGA OFERECENDO A CADA UM DE SEUS HABITANTES 64,50 M2 DE ÁREA VERDE - CERCA DE CINCO VEZES O RECOMENDADO PELA OMS...

terça-feira, 14 de março de 2017

ARBUSTIVA: ORELHA-DE-ONÇA

A ORELHA-DE-ONÇA (TIBOUCHINA HETEROMALLA) É UMA PLANTA ARBUSTIVA CUJO DESTAQUE SÃO AS FLORES ROXAS COM CENTRO ROSADO. FARTAS, AS INFLORESCÊNCIAS ACONTECEM NO VERÃO, E VALORIZAM O USO TANTO EM CANTEIROS, FORMANDO RENQUES, COMO O CULTIVO INDIVIDUAL, JÁ QUE PODE ATINGIR ATÉ 3 METROS DE ALTURA.
AS FOLHAS TEM PELOS CURTOS QUE CONFEREM UMA TEXTURA AVELUDADA. PEDE SOL PLENO, SOLO FÉRTIL ENRIQUECIDO COM MATÉRIA ORGÂNICA E REGAS FREQUENTES.