sexta-feira, 23 de junho de 2017

REFERÊNCIA: FRANS KRAJCBERG, O 'POETA DOS VESTÍGIOS' É UM ARTISTA SEM FRONTEIRAS

AOS 96 ANOS, FRANS KRAJCBERG, O ARTISTA SEM FRONTEIRA, VIVE EM NOVA VIÇOSA, PEQUENA CIDADE DO SUL DA BAHIA QUE AS BALEAIS-JUBARTE ELEGERAM COMO DESTINO ANUAL DE INVERNO E QUE ELE ESCOLHEU COMO SUA CASA DEFINITIVA.
"SOU UM HOMEM DO MUNDO. NASCI E TENHO O DIREITO DE VIVER NELE", DIZ KRAJCBERG, QUE CRESCEU NA POLÔNIA, PERDEU A FAMÍLIA NA GUERRA E CHEGOU AQUI AOS 27 ANOS, SOZINHO E COM MEDO DAS PESSOAS. "NA HUNGRIA, VI UMA MONTANHA DE LIXO NUM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO. CHEGUEI MAIS PERTO E ERAM CORPOS EMPILHADOS." TAMANHO HORROR EXPLICA SUA FELICIDADE AO CONHECER A NATUREZA BRASILEIRA. " ELA ME SALVOU. SORRIA PARA MIM E NUNCA PERGUNTAVA DE ONDE EU VINHA OU QUE RELIGIÃO TINHA. FOI QUANDO DESCOBRI A VIDA". AO VER O MANGUE PELA PRIMEIRA VEZ, COM SUAS ÁRVORES QUE PARECEM ESTAR EM MOVIMENTO, FICOU DESLUMBRADO:" PUXA! QUANTA RIQUEZA DE FORMAS O HOMEM AINDA NÃO INVENTOU."
O ARTISTA MORA NUM RESQUÍCIO DE MATA ATLÂNTICA COM O MAR NO QUINTAL E FAZ DA SUA ARTE PUNJENTE UM GRITO DE REVOLTA. VIVE A 7 METROS DO CHÃO, NUMA CASA MONÁSTICA CONSTRUÍDA NA ÁRVORE (UM TRONCO DE PEQUI DE 2,60 M DE DIÂMETRO) , EM CUJA CONCEPÇÃO FOI AJUDADO PELO AMIGO ARQUITETO ZANINE CALDAS. ZANINE SONHAVA TRANSFORMAR NOVA VIÇOSA NUMA CAPITAL CULTURAL E O CONVIDOU PARA O SÍTIO NATURA EM 1972. A UTOPIA DE ZANINE CHEGOU A REUNIR NOMES COMO CHICO BUARQUE, OSCAR NIEMEYER E DORIVAL CAYMMI. SÓ KRAJCBERG FICOU.
AO TRANSFORMAR TRONCOS E GALHOS CALCINADOS EM ESCULTURAS, KRAJCBERG PROTESTA DIANTE DO QUE CHAMA BARBÁRIE DO HOMEM CONTRA O HOMEM E DO HOMEM CONTRA A NATUREZA. "QUERO QUE MINHAS OBRAS SEJAM UM REFLEXO DAS QUEIMADAS. POR ISSO, USO AS MESMAS CORES: VERMELHO E PRETO, FOGO E MORTE."
EM 1987, O CINEASTA WALTER SALLES O CONHECEU DURANTE AS FILMAGENS DE 'KRAJCBERG, O POETA DOS VESTÍGIOS' E TORNARAM-SE GRANDES AMIGOS. "ELE É UM ARTISTA ÚNICO E RADICAL, QUE SUSCITA REFLEXÕES, DIÁLOGOS E A REAÇÃO VISCERAL DAS PESSOAS", ATESTA SALLES. NO JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA, UM ESPAÇO QUE LEVA O NOME DO ARTISTA EXIBE UMA AMOSTRA DESSA ARTE SEM IGUAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário