terça-feira, 25 de outubro de 2016

COLORIDA: BROMÉLIA IMPERIAL

PLANTA HERBÁCEA RUPÍCOLA DE GRANDES PROPORÇÕES E GRANDE VALOR ORNAMENTAL, A BROMÉLIA-IMPERIAL (ALCANTAREA IMPERIALIS) É UMA ESPÉCIE AMEAÇADA PELA EXTRAÇÃO PREDATÓRIA. POR ISSO, SÓ ADQUIRA MUDAS DEVIDAMENTE REGULAMENTADAS, ORIUNDAS DE CULTIVO SUSTENTÁVEL.
ACAULE, APRESENTA FOLHAS LONGAS E LARGAS DE TONALIDADE VINHO. CORIÁCEAS, COM TEXTURA CEROSA, ESTÃO DISPOSTAS EM ROSETA, CONFORMANDO UM 'VASO' ONDE ACUMULA ÁGUA E NUTRIENTES. DE CRESCIMENTO MODERADO, LEVA DEZ ANOS PARA ATINGIR A FASE ADULTA, QUANDO CHEGA A 1,5 METRO DE ALTURA.
A INFLORESCÊNCIA, IMPACTANTE, TEM O FORMATO DE ESPIGA E ALCANÇA 3,5 METROS. JÁ SUAS RAÍZES SÃO FORTES E FIBROSAS, PERMITINDO QUE A ESPÉCIE BROTE EM PAREDÕES ROCHOSOS, POR EXEMPLO.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

TENDÊNCIA: PLANTAS AQUÁTICAS EM VASOS E AQUÁRIOS PARA USO INDOOR

EM CONTRAPONTO AOS TERRÁRIOS (VER TENDÊNCIA/JUN'14), A ONDA AGORA É CULTIVAR PLANTAS AQUÁTICAS DENTRO DE CASA. BELAS E CURIOSAS, ELAS VIRARAM AS ESPÉCIES INDOOR PREFERIDAS: DISPOSTAS EM POTES DE VIDRO, REVELAM TODO SEU POTENCIAL ORNAMENTAL.
VARIEDADES COMO A ALFACE-D'ÁGUA, O AGUAPÉ, A CABOMBA OU A NINFEIA ALEM , NATURAIS DE RIOS E LAGOS, SÃO DE FÁCIL CULTIVO E POSSUEM PROPRIEDADES DESPOLUIDORAS - O QUE SIGNIFICA TROCAR A ÁGUA APENAS UMA VEZ POR SEMANA.
OUTRA VERTENTE, MAIS IMPACTANTE, PERMITE O CULTIVO DE PLANTAS AQUÁTICAS EM AQUÁRIOS REDONDOS MANTIDOS IMERSOS DE PONTA-CABEÇA DENTRO DE UM AQUÁRIO MAIOR. O EFEITO É ACACHAPANTE, COMO A IMAGEM EM MOVIMENTO REVELA. OU NÃO?

terça-feira, 18 de outubro de 2016

ARBUSTIVA: CICLANTO OU MAPUÁ

ORIGINÁRIA DA REGIÃO AMAZÔNICA, O MAPUÁ (NOME DE UMA ETNIA INDÍGENA PARAENSE) OU CICLANTO (CYCLANTUS BIPARTITUS) É UMA PLANTA HERBÁCEA ARBUSTIVA DE CAULE QUASE INEXISTENTE.
SUAS BELAS, GRANDES E LARGAS FOLHAS DE LONGO PECÍOLO PARECEM NASCER DIRETO DO SOLO, NUM EFEITO PLÁSTICO REALÇADO PELA TEXTURA CORIÁCEA DAS MESMAS, QUE ASSUMEM UM ASPECTO DE AMASSADO COM O PASSAR DOS ANOS. IDEAL PARA USAR EM MACIÇOS OU, MESMO, EM VASOS.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

MOBILIÁRIO: BANCO TRAPICHE BY GUILHERME WENTZ

NUMA PROPOSTA LÚDICA E BEM-HUMORADA, O BANCO TRAPICHE CONCEBIDO PELO DESIGNER GUILHERME WENTZ REPRODUZ A ESTRUTURA QUE LHE DÁ NOME. FEITO EM MADEIRA DE AÇOITA-CAVALO, MEDE 1,66 X 0,48 X 0,40 M. E NEM PRECISA TER UM AÇUDE OU RIO POR PERTO PARA SER DESFRUTADO...

terça-feira, 11 de outubro de 2016

FRUTÍFERA: LICHIA

ORIGINÁRIA DA ÁSIA, A LICHIA ( LITCHI CHINENSIS) É UMA ÁRVORE FRUTÍFERA DE PORTE MÉDIO, ALCANÇANDO ENTRE 15 E 20 METROS DE ALTURA.
COM FOLHAS ALTERNADAS, SEUS FRUTOS LEMBRAM MORANGOS E FORMAM CACHOS. COM A CASCA RUGOSA E AVERMELHADA, SUA POLPA É GELATINOSA E TRANSLÚCIDA, COM SABOR SIMILAR AO DA PITOMBA. O FRUTO É RICO EM VITAMIC C, VITAMINAS DO COMPLEXO B, SÓDIO, CÁLCIO E POTÁSSIO.
CULTIVADA COMERCIALMENTE EM SÃO PAULO E SUL DE MINAS, AS PLANTAÇÕES ENFRENTAM ATUALMENTE UMA PRAGA QUE AINDA NÃO FOI CONTROLADA...

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

TREPADEIRA: HERA AFRICANA

TREPADEIRA SEMI-LENHOSA ORIGINÁRIA DA ÁFRICA DO SUL, A HERA AFRICANA (SENECIO MIKANIOIDES) OU TREPADEIRA SENÉCIO TEM FOLHAS ORNAMENTAIS E POLIGONAIS SIMILARES AS DA HERA.
DESTACA-SE PELA INTENSA INFLORESCÊNCIA EM PANÍCULAS TERMINAIS COM PÉTALAS AMARELAS QUE OCORREM O ANO TODO , MAIS PRINCIPALMENTE NO VERÃO. DE CRESCIMENTO RÁPIDO, É IDEAL PARA RECOBRIR PAREDES E PERGOLADOS.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

DESTAQUE CÁ: JARDIM DO BAOBÁ, RECIFE

O JARDIM DO BAOBÁ OCUPA UMA ÁREA DE 2.200 M2 ÀS MARGENS DO RIO CAPIBARIBE, NO BAIRRO DAS GRAÇAS. É O PRIMEIRO TRECHO DO PROJETO PARQUE CAPIBARIBE ENTREGUE AO PÚBLICO - UMA PARCERIA ENTRE A PREFEITURA E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO QUE PREVÊ INTERVENÇÕES AO LONGO DE 30KM DE MARGENS DO RIO.
SITUADO PRÓXIMO AO PARQUE DA JAQUEIRA, A NOVA ÁREA VERDE CONTA COM MESA COLETIVA DE 10,5 METROS PARA PIQUENIQUE, TRÊS BALANÇOS-ESCULTURAS E UM PIER FLUTUANTE. O DESTAQUE, CLARO, É O EXUBERANTE BAOBÁ...