terça-feira, 30 de agosto de 2016

JARDIM VERTICAL: PLANTAS DESIDRATADAS DECORAM BANHEIROS DO NOVO GALEÃO

NO NOVO PIER SUL, AMPLIAÇÃO DO TERMINAL 2 DO AEROPORTO DO GALEÃO, OS BANHEIROS SÃO MARCADOS POR PAREDES COM JARDINS VERTICAIS DE PLANTAS DESIDRATADAS. DISPENSANDO REGA E DEMANDANDO MANUTENÇÃO A CADA DOZE MESES, É UMA BELA SOLUÇÃO QUE UNE BELEZA E PRATICIDADE.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

LEGISLAÇÃO: RPPN - RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL

A RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) É UMA CATEGORIA DE UNIDADE CONSERVAÇÃO CRIADA PELA VONTADE DO PROPRIETÁRIO RURAL, SEM A NECESSIDADE DA QUASE SEMPRE TRAUMÁTICA DESAPROPRIAÇÃO DE TERRA. NO MOMENTO EM QUE DECIDE CRIAR UMA RPPN, O PROPRIETÁRIO ASSUME UM COMPROMISSO COM A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA.
ALÉM DE PRESERVAR BELEZAS CÊNICAS E AMBIENTES HISTÓRICOS, AS RPPNs ASSUMEM, CADA VEZ MAIS, OBJETIVOS DE PROTEÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS - UMA PREOCUPAÇÃO CADA VEZ MAIS URGENTE. PREZA TAMBÉM PELO MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS, PELO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS, PELA MANUTENÇÃO DE EQUILÍBRIOS CLIMÁTICOS E ECOLÓGICOS, ENTRE OUTROS VÁRIOS SERVIÇOS AMBIENTAIS.
ATIVIDADES RECREATIVAS, TURÍSTICAS, DE EDUCAÇÃO E PESQUISA SÃO PERMITIDAS NA RESERVA, DESDE QUE SEJAM AUTORIZADAS PELO ÓRGÃO AMBIENTAL RESPONSÁVEL PELO SEU RECONHECIMENTO.
DENTRE AS RAZÕES QUE LEVAM À TRANSFORMAÇÃO DE ÁREA PARTICULAR EM RESERVA ESTÃO OS MOTIVOS PRESERVACIONISTAS, O INTERESSE NO ECOTURISMO E A COMPENSAÇÃO AMBIENTAL. BUSCA-SE TAMBÉM EVITAR ASSENTAMENTOS E GRILAGEM DA TERRA, ASSEGURANDO A PROPRIEDADE DA TERRA. O GRANDE DESAFIO QUE FICA É A MONITORAÇÃO DAS ÁREAS...
EXISTEM NO CEARÁ 33 RPPNs, SEGUNDO DADOS DO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO), ÓRGÃO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. SÃO, NO TOTAL, 15,4 MIL HECTARES DE ÁREAS PROTEGIDAS POR LEI. A MAIOR DELAS É A RPPN DA SERRA DAS ALMAS, EM CRATEÚS, QUE ABRANGE 5,8 MIL HECTARES NA REGIÃO DE FRONTEIRA COM O PIAUÍ (FOTOS). A MENOR É A RPPN PASSAREDO, EM PACOTI, COM 3,61 HECTARES.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

DESTAQUE CÁ: ATERRO DO FLAMENGO, RIO DE JANEIRO

UM MAIS BELOS PARQUES URBANOS DO MUNDO, O PARQUE DO ATERRO DO FLAMENGO OCUPA A ORLA DA BAÍA DA GUANABARA AO LONGO DE 7 KM - DO AEROPORTO SANTOS DUMONT À ENSEADA DE BOTAFOGO.
PROJETADO ENTRE OS ANOS 1954/1959, TEVE AS OBRAS INICIADAS EM 1961, NO GOVERNO DE CARLOS LACERDA. O ATERRO QUE PERMITIU A CRIAÇÃO DO PARQUE RESULTOU DO DESMONTE DO MORRO DE SANTO ANTÔNIO.
COM OS PROJETOS ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO DEFINIDOS POR AFFONSO EDUARDO REIDY (1909/1964), ENTÃO FUNCIONÁRIO DO DEPTO. DE URBANISMO DA PMRJ, E O DE PAISAGISMO ELABORADO POR ROBERTO BURLE MARX, O PARQUE TEVE COMO MAIOR INCENTIVADORA A INFLUENTE ARQUITETA LOTTA MACEDO SOARES (1910/1967).
COM 1.301.306 M2, O PARQUE INCLUI OS JARDINS DO MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO - MAM/RJ (1954) E DO MONUMENTO NACIONAL AOS MORTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1956).

terça-feira, 16 de agosto de 2016

PRAÇA: PRAÇA PARIS, GLÓRIA, RIO DE JANEIRO

CONSTRUÍDA EM 1926, A BELA PRAÇA PARIS FOI PROJETADA PELO URBANISTA FRANCÊS ALFRED AGACHE E REPRODUZ A ELEGÂNCIA E O TRAÇADO SIMÉTRICO TÍPICOS DO PAISAGISMO GALÊS.
ERGUIDA SOBRE UM ATERRO, ELA ABRIGA UM GRANDE DE AMENDOEIRAS DE GRANDE PORTE, ÁRVORES MUITO COMUNS NA CIDADE (VER ESPECIAL/AGO'11: 'AS AMENDOEIRAS DO RIO'). ALÉM DE OBRAS DE ARTE, ESCULTURAS E UM CÊNICO LAGO COM FONTES D'ÁGUA. A PISTA DE TERRA BATIDA É BASTANTE PROCURADA PARA CORRIDAS.
EM 1992, A PRAÇA FOI REINAUGURADA APÓS RESTAURAÇÃO PROVOCADA PELAS OBRAS DO METRÔ. RESSURGIU COM UM BELO GRADIL QUE AJUDA NA SUA PRESERVAÇÃO - A DEPREDAÇÃO DE PRAÇAS É AINDA UMA PRAGA EM NOSSO PAÍS...