sexta-feira, 24 de junho de 2016

KNOW-HOW: CUIDADOS PARA UM JARDIM BELO E SAUDÁVEL NO INVERNO

- JUNHO, JULHO E AGOSTO SÃO OS MESES IDEAIS PARA PODAS.
- LIMPE O GRAMADO. EXTIRPE ERVAS DANINHAS MANUALMENTE PARA RETIRAR A RAIZ. APARE A GRAMA E RECOLHA O EXCESSO DO CORTE COM UM ANCINHO/CISCADOR OU VASSOURA DE ARAME - A TAREFA PERMITE A CIRCULAÇÃO DE AR ENTRE AS RAÍZES.
- CUBRA O GRAMADO COM UMA CAMADA DE TERRA VEGETAL DE 3 CM. ELA PROTEGE CONTRA GEADAS, NUTRE E NIVELA O SOLO.
- FLORESCEM NESSA ÉPOCA ESPÉCIES COMO AZALÉAS, GERÂNIOS E PETÚNIAS (VER FLORES/NOV'12). PARA TER UM JARDIM FLORIDO ATÉ NAS TEMPERATURAS MAIS FRIAS, PREPARE-O EM ABRIL. DEPOIS DA SEMENTEIRA, SERÃO NO MÍNIMO SESSENTA DIAS ATÉ A FLORAÇÃO.
- REGUE O JARDIM PELO MENOS UMA VEZ AO DIA. JARDINS INTERNOS RECEBEM MENOS ÁGUA. ATENÇÃO AO EXCESSO DE UMIDADE: ELE PROVOCA O APODRECIMENTO DAS RAÍZES E FACILITA A PROLIFERAÇÃO DE FUNGOS.

terça-feira, 21 de junho de 2016

CAATINGA: CACTO CADEIRA-DE-SOGRA OU CACTO-BOLA

O NOME DERIVA DO GREGO KÁKTOS, QUE SIGNIFICA PLANTA ESPINHUDA - DEFESA QUE PROTEGE A ESPÉCIE CONTRA O ATAQUE DE ANIMAIS HERBÍVOROS E SERVE PARA CAPTAR GOTAS DE ORVALHO COMO UMA FONTE ADICIONAL DE ÁGUA, QUE ARMAZEM NO CAULE RECHONCHUDO.
O BELO CACTO CADEIRA-DE-SOGRA (ECHINOCACTUS GRUSONII) PEDE SOL PLENO E QUE NÃO EXISTA UMIDADE PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO. CULTIVADO EM VASO, CRESCE CONFORME O ESPAÇO DISPONÍVEL. PARA QUE FIQUE MAIS EXUBERANTE, A DICA É TRANSPLANTÁ-LO PARA UM RECIPIENTE MAIOR , NO FIM DO OUTONO OU NO INÍCIO DA PRIMAVERA, QUANDO AS CHUVAS DIMINUEM.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

ESPECIAL: RETROSPECTIVA 'ROBERTO BURLE MARX: UM MODERNISTA BRASILEIRO' EM NYC

RECÉM-INAUGURADA, A EXPOSIÇÃO 'ROBERTO BURLE MARX: UM MODERNISTA BRASILEIRO', É A PRIMEIRA RETROSPECTIVA DO PAISAGISTA NA CIDADE DESDE 1991. EM CARTAZ NO JEWISH MUSEUM DE NOVA YORK, A MOSTRA VAI ATÉ 09 DE SETEMBRO E EXPLORA A DIVERSIDADE DE MEIOS DE UM ARTISTA 'AVANT-LA-LETTRE' PARA O CONCEITO MULTIMÍDIA.
COBRINDO SEIS DÉCADAS DE TRABALHO, COM CERCA DE 100 OBJETOS - ENTRE MAQUETES, DESENHOS, JÓIAS, TAPEÇARIA-, A MOSTRA REVELA A INFLUÊNCIA EXERCIDA POR BURLE MARX NA OBRA DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS COMO BEATRIZ MILHAZES, ARTO LINDSAY, O PINTOR VENEZUELANO JUAN ARAUJO, A FOTÓGRAFA ITALIANA LUIZA LAMBRI...
A PEÇA QUE DOMINA A EXIBIÇÃO É A IMENSA TAPEÇARIA CRIADA PARA O CENTRO CÍVICO DE SANTO ANDRÉ, COM MAIS DE 27 METROS DE COMPRIMENTO. DESTACAR ESSA SINGULARIDADE DO ARTISTA COMO CRIADOR QUE "PASSAVA DE UM MEIO PARA OUTRO, USANDO UMA NOVA LINGUAGEM E NOVO VOCABULÁRIO", ERA UMA DAS PREOCUPAÇÕES DA CURADORA CLAUDIA NAHSON.
FILHO DE UM JUDEU ALEMÃO, WILHELM MARX, E DA CATÓLICA BRASILEIRA CECÍLIA BURLE, O PAISAGISTA SE INTERESSAVA POR ESPIRITUALIDADE EM GERAL. " MAS ELE SE INSPIRAVA TAMBÉM NA TRADIÇÃO HEBRAICA DA CRIAÇÃO DO MUNDO COMO UM JARDIM, COMO ELE MESMO DIZIA. E ELE ACHAVA QUE O PAPEL DO PAISAGISTA ERA RESTAURAR O PARAÍSO DO JARDIM ORIGINAL", ATESTA NAHSON.

terça-feira, 14 de junho de 2016

SUCULENTA: ECHEVERIA ROSA-DE-PEDRA

NATIVAS DO SUL DA ÁFRICA (ÁFRICA DO SUL E MADAGASCAR) AS SUCULENTAS SÃO PLANTAS DE FÁCIL MANUTENÇÃO E BELEZA VARIADA. COMO A ROSA-DE-PEDRA (ECHEVERIA ELEGANS ROSE). AS FOLHAS SÃO ESPESSAS E EM FORMA DE ROSETA E PODEM TER COLORAÇÃO VERDE, ROSADA OU ACINZENTADA.
SÃO IDEAIS PARA USO EM JARDINS DE PEDRAS, VASOS, TERRÁRIOS OU BORDADURAS. PEDEM SOL PLENO E POUCA UMIDADE PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

DESTAQUE CÁ: INHOTIM CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA, INHOTIM

O RENOMADO CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA É UM PARQUE SUSTENTÁVEL DE 400 MIL M2, COM UM ACERVO BOTÂNICO INSTIMÁVEL. NESTE CENÁRIO SE DESCORTINA AOS OLHOS DOS VISITANTES, ENTRE ESPÉCIES RARAS E AGRUPAMENTOS DE PLANTAS ÚNICOS EM QUANTIDADE, O QUE HÁ DE MELHOR NA PRODUÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA E INTERNACIONAL.
CAMINHANDO PELAS ALAMEDAS, DEPARA-SE COM OBRAS DE CILDO MEIRELES OU EDGARD DE SOUZA, EXPOSTAS À CÉU ABERTO, INTEGRADAS AOS JARDINS. MAIS A ARTE TAMBÉM ESTÁ NOS PAVILHÕES, COMO OS DEDICADOS A ADRIANA VAREJÃO, TUNGA OU CLÁUDIA ANDUJAR (VER BLOG IRMÃO PRACHETA DE ARQUITETO / INHOTIM).
TENDO POR BASE EM UM NÚCLEO DESENHADO PELO PAISAGISTA ROBERTO BURLE MARX (1909/1994), O PARQUE É RESULTADO DE UM TRABALHO MINUCIOSO EM QUE TUDO TEM UM LUGAR DETERMINADO. LOGO JUNTO A ENTRADA, O DESTAQUE É UMA CENTENÁRIA ÁRVORE TAMBORIL, COM 15 M DE ALTURA E 30 M DE DIÂMETRO. AO FUNDO, UM GRUPO DE NADA MENOS QUE 400 NOLINAS - AS ELEGANTES PATAS-DE-ELEFANTE, ALGUMAS COM QUASE 200 ANOS, NUM ARRANJO ÚNICO E IMPACTANTE!
AS 2 MIL ESPÉCIES SÃO AGRUPADAS POR GÊNERO, FORMA DO CAULE, TIPO DE RAIZ OU DE CRESCIMENTO, FAMÍLIA BOTÂNICA... O BELO RESULTADO ESTÉTICO DOS ARRANJOS É MERA CONSEQUÊNCIA. "HOJE, 90% DOS PROJETOS DE PAISAGISMO SÃO PURAMENTE ESTÉTICOS. O QUE É UM ERRO!", DEFENDE O ENGENHEIRO AGRÔNOMO ÂNGELO MÁRCIO, DIRETOR DE MEIO AMBIENTE DO PARQUE, QUE TRABALHOU COM BURLE MARX.
E INHOTIM É UM BOM EXEMPLO DO QUE ELE DIZ, COM SEUS JERIVÁS, BROMÉLIAS, INHAMES ROXOS, RÁFIAS E ORQUÍDEAS RARAS, COMO AS VANDAS - O MAIOR CONJUNTO DESSA ESPÉCIE, TAL OCORRE COM AS PATAS-DE-ELEFANTE, SE ENCONTRA LÁ.
AS BROMÉLIAS SÃO VISTAS AO LONGO DO PERCURSO E, DIFERENTEMENTE DO QUE SE IMAGINA, NÃO SÃO UM CRIADOURO DO AEDES EGYPTI. UM BACILO É USADO PARA INFECCIONAR A LARVA, MÉTODO QUE JÁ SE APLICAVA NO PARQUE BURLE MARX, EM BARRA DE GUARATIBA.
A SUSTENTABILIDADE É UM DOS MAIORES ATRATIVOS DO PARQUE - Q O QUE GARANTE SUA SAÚDE E SEU SERVIÇO. NÃO HÁ NECESSIDADE DE PRODUTOS QUÍMICOS. COMO PRAGA E DOENÇA SÃO O RESULTADO DO MANEJO ERRADO DA PLANTA - ÁGUA DE MAIS OU DE MENOS, FALTA DE NUTRIÇÃO ADEQUADA, ESTRESSE DE TEMPERATURA - ELAS SÃO RARAS.
QUANDO ACONTECEM, O CONTROLE É BIÓLOGICO, FEITO COM O QUE SE PODE EXTRAIR NO PRÓPRIO PARQUE - HÁ BACTÉRIAS QUE COMEM BACTÉRIAS, FUNGOS QUE COMEM FUNGOS ... "A NATUREZA POR SI SÓ SE AJUSTA, O QUE EU FAÇO É TENTAR IMITÁ-LA", ATESTA MÁRCIO. O RESULTADO, COMO SE VÊ NAS FOTOS, É DE ENCHER OS OLHOS...