sexta-feira, 29 de abril de 2016

PARQUE URBANO: PARC DEL CLOT, BARCELONA

OCUPANDO UMA ÁREA INDUSTRIAL CONTENDO OS GALPÕES DE MANUTENÇÃO DA RENFE (ESTATAL DE ESTRADAS DE FERRO), O PARC DEL CLOT É UMA DAS INTERVENÇÕES MAIS BRILHANTES REALIZADAS EM BARCELONA, NO MIOLO DE UM BAIRRO EMINENTEMENTE OPERÁRIO E DE FORTE PRESENÇA FABRIL.
TIROU-SE PARTIDO DA DEMOLIÇÃO DOS GALPÕES, ANTIGA TIPOLOGIA INDUSTRIAL REALIZADA EM TIJOLO, CUJOS FRAGMENTOS RESSURGEM COMO VESTÍGIOS NUMA TRANSMUTAÇÃO ARQUEOLÓGICA. O ANTIGO MURO, TRANSFORME EM SUPORTE DE UMA CASCATA, ASSUME ESTRANHAMENTE A IMAGEM DE UM AQUEDUTO.
QUATRO ALTAS TORRES DE ILUMINAÇÃO, DE SEÇÃO TRIANGULAR, DISPOSTAS NOS VÉRTICES DE UM QUADRADO IMAGINÁRIO, SÃO A MAIS NOTÁVEL REPRESENTAÇÃO DO NOVO DENTRO DO PARQUE.
O QUADRADO É A PARTE PAVIMENTADA PARA OS JOGOS, EM CONTRAPONTO À TOPOGRAFIA ARTIFICIAL DE UMA COLINA. DE CUJO TOPO PARTEM DUAS PASSARELAS EM DIAGONAL CRUZANDO O PARQUE EM DIREÇÃO AOS SEUS LIMITES - QUE APARECEM COM CLAREZA, DEFINIDOS COMO PERÍMETRO VEGETAL, FILTRO ENTRE O PARQUE E A CIDADE. PROJETO: DANI FREIXA E VICENTE MIRANDA.

terça-feira, 26 de abril de 2016

ADORNO: VASOS 'MISSED TREE' BY JEAN MARIE MASSAUD

A LINHA DE VASOS 'MISSED TREE', DO DESIGNER FRANCÊS JEAN MARIE MASSAUD, É FEITA DE POLIETILENO SOBRE BASE DE METAL. OS FORMATOS REMETEM À ELEMENTOS DA NATUREZA, COM OS GALHOS DE UMA ÁRVORE. ESTÁ DISPONÍVEL COM ACABAMENTO LAQUEADO OU RETROILUMINADO.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

FLORES: BEGÔNIA

UMA DAS ESPÉCIES EM VASOS MAIS VENDIDAS NO MUNDO, A BEGÔNIA (BEGONIA .SEMPERFLOREUS) É MUITO USADA NA DECORAÇÃO DE INTERIORES. OBTIDAS DE BEGÔNIAS TUBEROSAS, AS VARIEDADES COMERCIALIZADAS, TODAS HÍBRIDAS, TEM FLORES QUE VÃO DO ROXO AO BRANCO. PLANTA DE MEIA SOMBRA, A BEGÔNIA FLORESCE NO VERÃO.

terça-feira, 19 de abril de 2016

MOBILIÁRIO: LINHA BOOM BY TODD BRACHER

CRIADO PARA SER USADO EM ÁREAS EXTERNAS OU LOUNGES ESPAÇOSOS DE EMPRESAS, A COLEÇÃO DE BANCOS E MESAS 'BOOM' GARANTIU A PREMIAÇÃO DO DESIGNER TODD BRACHER COMO BEST NEW DESIGNER NA INTERNATIONAL CONTEMPORARY FURNITURE FAIR - ICFF 2008.
IMPACTANTE, AS PEÇAS MESCLAM A SUPERFÍCIE FUNCIONAL COM UM ESPAÇO VAZIO INTERNO MULTIUSO. COMO ACOMODAR UM VASO DE PLANTA ...

sexta-feira, 15 de abril de 2016

DESTAQUE LÁ: POPPY PLAZA, CALGARY

DUAS SUPERFÍCIES DISTINTAS E INTER-RELACIONADAS DEFINEM O PROJETO URBANÍSTICO: MADEIRA E AÇO CORTEN. CONCEBIDOS COMO SISTEMAS TRANSFORMADORES QUE FACILITAM A VALORIZAÇÃO DE PONTOS ESPECÍFICOS DO PARQUE LINEAR AO LONGO DO RIO BOW E CATALIZAM DIFERENTES OPORTUNIDADES PARA OCUPAR, USUFRUIR E AGREGAR.
PROJETO: THE MARC BOUTIN ARCHITECTURAL COLLABORATIVE

terça-feira, 12 de abril de 2016

ARBUSTIVA: BARLÉRIA

ORIGINÁRIA DAS ILHAS MAURÍCIO, A BARLÉRIA (BARLERIA CRISTATA), É UMA PLANTA ARBUSTIVA COM BELA FOLHAGEM DE FOLHAS ALTERNADAS VERDE-ESCURO E MUITO FLORÍFERA - FLORESCE PRATICAMENTE O ANO INTEIRO. AS FLORES PODEM SER VERMELHAS (ROSA-SALMÃO), ROXAS OU BRANCAS.
FÁCEIS DE CULTIVAR COM A AJUDA DE LUZ ARTIFICIAL, MULTIPLICAM-SE ATRAVÉS DE ESTACAS E ADEQUAM-SE BEM À VASOS. NO USO EXTERNO, PEDEM SOL PLENO OU MEIA SOMBRA E FICAM BEM COMO BORDADURAS OU CULTIVADAS EM CANTEIROS.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

JARDIM JAPÔNES: CEREJEIRAS EM FLOR NO CHIDORIGAFUCHI PARK, TOKYO

UM DOS PARQUES QUE BORDEJAM O PALÁCIO IMPERIAL, O CHIDORIGAFUCHI PARK OCUPA UMA DAS MARGENS DO FOSSO QUE DELIMITA A ANTIGA SEDE DO GOVERNO, CONSTRUÍDO NO PERÍODO EDO COMO PARTE DOS TRABALHOS DE ESPANSÃO DO PALÁCIO.
É UM DOS LOCAIS PREFERIDOS PARA SE ADMIRAR A FLORAÇÃO DAS CEREJEIRAS. DO FINAL DE MARÇO ATÉ O ÍNICIO DE ABRIL, O CALÇADÃO DO PARQUE TRANSFORMA-SE NUM TÚNEL DE FLORES. OUTRA OPÇÃO É CONTEMPLAR A BELEZA DAS ÁRVORES DENTRO DE UM BARCO, VENDO-AS REFLETIDAS NO ESPELHO D'ÁGUA.