quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

ÁRVORE 2: PAULOWNIA

PARA O JARDIM DA VILLA LE LAC, CONSTRUÍDA POR LE CORBUSIER EM 1924 PARA ABRIGAR SEUS PAIS, ELE INDICOU UMA ÁRVORE DE ORIGEM DO SUDESTE ASIÁTICO, A PAULOWNIA - ESCOLHIDA POR CRIAR UMA ESPÉCIE DE TETO VERDE À BEIRA DO LAGO LÉMAN, GRAÇAS À GRANDE COPA.
EM 2013, A ÁRVORE SUCUMBIU À UMA DOENÇA INCURÁVEL E SUA MADEIRA FOI USADA PELA CASSINA PARA LANÇAR UMA SÉRIE LIMITADA DE ACESSÓRIOS CRIADOS PELO DESIGNER JAIME HAYON, EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DE MORTE DO ARQUITETO.
UM DESAFIO TÉCNICO, JÁ QUE A MADEIRA DE PAULOWNIA É LEVE E VERSÁTIL MAS POUCO FLEXÍVEL E DIFÍCIL DE MOLDAR. DE CRESCIMENTO RÁPIDO (ENTRE 3 A 5 METROS POR ANO) E ATINGINDO ATÉ 25M, A ESPÉCIE É IDEAL PARA ARBORIZAÇÃO DE ÁREAS AMEAÇADAS PELA EROSÃO POR CONTA DE SEU VASTO SISTEMA RADICULAR.
BELA, TEM FOLHAS ENORMES E PILOSAS QUE PODEM SER USADAS PARA ALIMENTAR O GADO OU FERTILIZAR O SOLO LOGO APÓS A QUEDA. AS FLORES SÃO TUBULARES E DE COLORAÇÃO VIOLETA. A FRUTA É UMA CÁPSULA SECA CONTENDO SEMENTES MINÚSCULAS.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

ESCULTÓRICA: CANELA DE EMA

ARVORETA NATIVA DA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL, A CANELA-DE-EMA (VELLOZIA SQUAMATA POHL) É CONSIDERADA A FÊNIX DO CERRADO. É UMA PLANTA HERMAFRODITA E RESISTENTE ÀS QUEIMADAS QUE COSTUMAM ABALAR ESSE ECOSSISTEMA. ELA BROTA RAPIDAMENTE APÓS A AÇÃO NOCIVA DO FOGO.
DE ASPECTO ESCULTÓRICO COM TRONCOS RETORCIDOS, A CANELA-DE-EMA DESTACA-SE NA PAISAGEM DE SECURA COM SUAS FLORES EXUBERANTES - EM TONS QUE VÃO DO VIOLETA AZULADO AO BRANCO, PASSANDO PELO LILÁS. BELEZA PURA!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

GENTILEZA URBANA: PRIMEIRA HORTA SOCIAL DE FORTALEZA É INAUGURADA

NO ÚLTIMO DIA 26 DE NOVEMBRO FOI INAUGURADA A PRIMEIRA HORTA SOCIAL DE FORTALEZA. SITUADA NO CONJUNTO CEARÁ, A HORTA SRA. MARIA DE JESUS, EM HOMENAGEM A UMA MORADORA DA COMUNIDADE, É UMA ESTUFA HIDROPÔNICA COM CINCO FILEIRAS ONDE DEVEM SER CULTIVADOS TOMATE, COUVE, HORTELÃ, ALFACE, CIDREIRA, PIMENTA E PIMENTÃO.
UTILIZANDO FERTILIZANTE ORIGINÁRIO DA CASCA DO COCO, A ESTIMATIVA É PRODUZIR MAIS DE 2,5 TONELADAS SÓ DE TOMATE AO MÊS. ESSES ALIMENTOS SERÃO DISTRIBUÍDOS GRATUITAMENTE AOS IDOSOS CADASTRADOS E AOS USUÁRIOS DO BOLSA-FAMÍLIA.
SEGUNDO O PREFEITO ROBERTO CLAÚDIO, CADA REGIONAL DEVERÁ GANHAR UMA HORTA SOCIAL. INSPIRADA EM MODELO FRANCÊS, A PROPOSTA É COMPLEMENTADA POR UMA BODEGA SOCIAL ANEXA, ONDE OS PRODUTOS SERÃO REPASSADOS AOS CONSUMIDORES - JUNTAMENTE COM OUTROS PRODUTOS QUE ESTEJAM PRÓXIMO AO VENCIMENTO DO PRAZO DE VALIDADE. UMA IDEIA A SER AMPLIADA E INCENTIVADA...

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

PENDENTE: RUSSÉLIA

PLANTA ARBUSTIVA DE FÁCIL CULTIVO, A RUSSÉLIA ( RUSSELIA EQUISETIFORMIS) ADAPTA-SE TANTO À CLIMAS QUENTES COMO FRIOS. SUPORTA VENTOS E A SALINIDADE DAS ÁREAS COSTEIRAS.
VOLUMOSA, ALCANÇA ATÉ 1M DE ALTURA, COM SEUS CAULES FINOS PENDENTES DE ONDE BROTAM OS RAMOS QUE FORMAM UMA ESPÉCIE DE 'CASCATA' VERDE. OU VERMELHA, QUANDO AS FLORES CILÍNDRICAS VERMELHAS DESPONTAM.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

DESTAQUE CÁ: PARQUE FARROUPILHA, PORTO ALEGRE

OCUPANDO UMA ÁREA ANTES ALAGADIÇA E PERIFÉRICA DE PORTO ALEGRE, O PARQUE FARROUPILHA TEVE VÁRIOS NOMES: VÁRZEA DO PORTÃO, POTREIRO DA VÁRZEA, CAMPOS DA VÁRZEA, CAMPOS DO BOM FIM, REDENÇÃO.
ÁREA DE LAZER MAIS ANTIGA DA CIDADE, DOS ORIGINAIS 69 HECTARES QUANDO ERA ESPAÇO RESIDUAL URBANO E PALCO DE CIRCO, TOURADAS E VELÓDROMO, HOJE O PARQUE OCUPA 37 HECTARES E CONSTITUI-SE UMA DAS MAIS IMPORTANTES ÁREAS VERDES DA CAPITAL GAÚCHA, COM LOCALIZAÇÃO CENTRAL E UMA TOPOGRAFIA QUASE PLANA RESULTANTE DE ATERROS.
COM FORMATO TRAPEZOIDAL DEFINIDO PELA MOVIMENTADA MALHA URBANA QUE O CERCA, O PARQUE COMPÕE-SE DE UM EIXO CENTRAL A PARTIR DO QUAL ORGANIZA-SE UMA REDE DE CAMINHOS IRREGULARES QUE LEVAM AOS DIFERENTES RECANTOS ( EUROPEU, ORIENTAL, ALPINO, SOLAR E ROSEIRAL), ÀS SINUOSAS MARGENS DO LAGO E OS PLAYGROUNDS.
COMO NUM PRIMEIRO MOMENTO DO JARDIM PAISAGÍSTICO INGLÊS DO SÉCULO XVIII, ESSES RECANTOS SÃO PENSADOS COMO CENÁRIOS E INTEGRAM ELEMENTOS QUE SURPREENDEM PELA RARIDADE E EXOTISMO. ISSO POSSIBILITOU O CONVÍVIO DE DOIS ESTILOS DE PAISAGISMO: O INGLÊS E O FRANCÊS, AMBOS PREOCUPADOS EM REPRESENTAR ESPAÇOS DE UMA NATUREZA IDEALIZADA.
O PRIMEIRO PROJETO DE AJARDINAMENTO PARCIAL DA ÁREA OCORREU POR CONTA DA EXPOSIÇÃO ESTADUAL DE 1901. SÓ EM 1930, PORÉM, A PROPOSTA DO ARQUITETO DONAT ALFRED AGACHE, É APRESENTADA - SERVINDO DE BASE PARA TRAÇADOS POSTERIORES. OS RECANTOS, POR EXEMPLO, SÃO UMA ADIÇÃO DOS ANOS 40.
INAUGURADO EM 1953, O ARCO DUPLO OU MONUMENTO AO EXPEDICIONÁRIO FOI RESULTADO DE UM CONCURSO VENCIDO PELO ARTISTA PLÁSTICO ANTONIO CARINGI. OUTRA OBRA IMPORTANTE FOI A DO AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA, DOS ARQTOS. MOACIR MOOJEN MARQUES E CARLOS MAXIMILIANO FAYET, INAUGURADA EM 1964. PLANEJADO PARA COMPORTAR ATIVIDADES AO AR LIVRE, RECEBERIA UMA COBERTURA DE LONA EM 1996.
E EM 2000, OCORREU A RECONSTRUÇÃO DO MERCADO DO BOM FIM, COM O RESGATE DOS USOS ANTERIORES, COMO BARES E AS FLORICULTURAS. OUTRAS ATRAÇÕES DO PARQUE SÃO A FEIRA ECOLÓGICA E O BRIQUE DA REDENÇÃO, FAMOSA FEIRA DE ANTIGUIDADES JUNTO À AVENIDA JOSÉ BONIFÁCIO.