sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PALMEIRA : CARIOTA-ESPINHENTA

TAMBÉM CONHECIDA COMO PUPUNHA-DE-ESPINHO E MACAGUITA, A CARIOTA-ESPINHENTA ( AIPHANES ACULEATA) É UMA PLAMEIRA QUE SE DESTACA PELA SUA ORIGINALIDADE. O TRONCO E AS FOLHAS, QUE SÃO PINADAS (LEMBRAM UMA PLUMA), POSSUEM FORTES ESPINHOS PRETOS - O QUE A TORNA IDEAL EM PROJETOS DE PAISAGISMO DEFENSIVO.
ALÉM DISSO, SUA ELEGANTE COPA EXIBE, ANUALMENTE, ENORMES CACHOS COM FRUTOS VERMELHOS QUE FAZEM A FESTA DOS PÁSSAROS.
COMO SE SABE, NOSSO PAÍS ERA CONHECIDO COMO PINDORAMA PELOS ÍNDIOS DO SUL DO CONTINENTE. OU SEJA: TERRA DAS PALMEIRAS. DAS 3,5 MIL ESPÉCIES CONHECIDAS NO MUNDO, 27% SÃO NATIVAS DAQUI.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

GENTILEZA URBANA: FLORESTA DO CURIÓ, FORTALEZA

A FLORESTA DO CURIÓ, COM ÁREA DE 70 HECTARES (50% MAIOR QUE O PARQUE DO COCÓ), É UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO ESTADUAL HOMOLOGADA PELA SEMACE E MANTIDA PELO INSTITUTO NATUREZA VIVA (INV), UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIP) MANTIDA PELO GRUPO TELLES. A FLORESTA, POR SINAL, FICA NA SEDE DA NATURÁGUA, EMPRESA DE ÁGUA MIONERAL DO GRUPO.
SITUADA NO DISTRITO DE MESSEJANA, NUMA REGIÃO DE ELEVADO CRESCIMENTO DA CIDADE, A FLORESTA QUE PRESERVA RESQUÍCIOS DA MATA ATLÃNTICA CONTA ESPÉCIES COMO JATOBÁ, TIMBAÚBA, CEDRO, CATANDUVA, BURITI E VISGUEIRO - A BELÍSSIMA ÁRVORE EXTREMAMAENTE RAMIFICADA DA TERCEIRA FOTO.
ALÉM DA FLORA EXUBERANTE QUE TORNA O MICROCLIMA BEM MAIS AMENO, A FLORESTA ABRIGA UMA VARIEDADE DE 92 ESPÉCIES - ENTRE MAMÍFEROS, ANFÍBIOS E AVES, COMO O BELO PÁSSARO QUE DÁ NOME AO LUGAR.
ABERTO A VISITAÇÃO PÚBLICA DE TERÇA A DOMINGO, DAS 6H00 ÀS 15H3O, POSSUI SEGURANÇA PRIVADA E ESPAÇO PARA VISITAÇÃO DE ESCOLAS, COM HORTAS E TRÊS TRILHAS. FICA NA AV. PROF. JOSÉ ARTHUR DE CARVALHO, QUE TEM INÍCIO NA CE 040, LOGO APÓS O HOSPITAL DE MESSEJANA.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CAATINGA: XIQUE-XIQUE

" OS XIQUEXIQUES (CACTUS PERUVIANUS) SÃO UMA VARIANTE (DOS MANDACARUS) DE PROPORÇÕES INFERIORES, FRACIONANDO-SE EM RAMOS FERVILHANTES DE ESPINHOS, RECURVOS E RASTEIROS, RECAMADOS DE FLORES ALVÍSSIMAS. PROCURAM OS LUGARES ÁSPEROS E ARDENTES. SÃO OS VEGETAIS CLÁSSICOS DOS AREAIS QUEIMOSOS. APRAZEM-SE NO LEITO ABRASANTE DAS LAJES GRANÍTICAS FERIDAS PELOS SÓIS."
(EUCLIDES DA CUNHA \ 'OS SERTÕES', 1901)

terça-feira, 18 de agosto de 2015

GASTRONOMIA: TOMATEIRO

TOMATEIROS SÃO PLANTAS PERENES DE VIDA CURTA QUE, SOB CONDIÇÕES IDEAIS, PODEM SER PRODUTIVAS POR ANOS. NAS PLANTAÇÕES COMERCIAIS, CONTUDO, SÃO CULTIVADOS APENAS POR ALGUNS MESES.
NATURAL DOS ANDES, DA AMÉRICA CENTRAL E DO MÉXICO, O TOMATEIRO CHEGOU A EUROPA NO SÉCULO XVI. INICIALMENTE CONSIDERADO INADEQUADO PARA O CONSUMO - PERTENCE A FAMÍLIA DA MORTAL BELADONA -, FOI CULTIVADO COMO PLANTA ORNAMENTAL NOS JARDINS DA NOBREZA.
OS ALCALOIDES TÓXICOS TOMATINA E SOLANINA PRESENTES NO CAULE E NAS FOLHAS DESAPARECEM COM O AMADURECER DO FRUTO - DAÍ NÃO SER RECOMENDADO CONSUMIR TOMATE VERDE EM GRANDES QUANTIDADES.
OS FRUTOS CULTIVADOS ATUALMENTE VARIAM BASTANTE, TANTO NO TAMANHO QUANTO NA COLORAÇÃO. DOS PEQUENOS TOMBERRIES OU TOMATE BOMBOM (CULTIVADOS POR AQUI EM SÃO BENEDITO) AOS DE FORMATO OBLONGO, QUE LEMBRAM PÊRA. EXISTEM TAMBÉM OS TOMATES OCOS, COMO PIMENTÕES.
ALÉM DO TRADICIONAL TOM VERMELHO, ESTÃO DISPONÍVEIS FRUTOS NOS TONS DE AMARELO, LARANJA, ROSADOS, BRANCOS, CREME E ROXOS! ALÉM DOS QUE PERMANECEM VERDES QUANDO MADUROS E DOS BICOLORES RAJADOS E DOS TOMATES NEROS ITALIANOS.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

ÁRVORE: CORTICEIRA

A CORTICEIRA (ERYTHRINA CRISTA-GALLI) É UMA ESPÉCIE NATIVA DO SUL DO PAÍS E DOS TRÊS PAÍSES VIZINHOS. É A FLOR NACIONAL TANTO DO URUGUAI COMO DA ARGENTINA - ONDE É CONHECIDA COMO SEIBO. CRESCE NOS BREJOS E NAS MARGENS DOS CURSOS D'ÁGUA, AJUDANDO NA FIXAÇÃO DOS SOLOS DAS CENTENAS DE ILHAS QUE FORMAM O DELTA DO RIO PARANÁ.
OS ILHÉUS USAM SUA MADEIRA PARA CONSTRUIR CANOAS, GAMELAS, TAMANCOS, BÓIAS DE REDE E ATÉ A ESTRUTURA DAS MONTARIAS. OS RAMOS CONTORCIDOS SERVEM DE APOIO A ORQUÍDEAS E BROMÉLIAS - QUE SE MISTURAM COM AS FLORES VERMELHO-SANGUE (DONDE O APELIDO CRISTA-DE-GALO, COMO É CONHECIDA NA FRANÇA: CRÊTE DE COQ) OU COR-DE-ROSA. ATINGE ATÉ 5M DE ALTURA.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

ADORNO: REGADOR DIVA

DE RESINA TERMOPLÁSTICA, O REGADOR DIVA FOI PROJETADO POR EERO ARNIO PARA A EMPRESA ITALIANA ALESSI. MEDE 28X30X31 CM.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

MOBILIÁRIO: LINHA PAD BY ROBERTO SERIO

PARTE INTEGRANTE DA TALENTI COLLECTION, A LINHA PAD PROJETADA PELO DESIGNER ITALIANO ROBERTO SERIO SEGUE A TENDÊNCIA DE CRIAR AMBIENTES DE ESTAR AO AR LIVRE. NO BRASIL É COMERCIALIZADA PELA GREEN HOUSE MÓVEIS.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

DESTAQUE CÁ: FESTA DA CEREJEIRA NO PARQUE DO CARMO, SP

DEVE PROLONGAR-SE ATÉ O PRÓXIMO FINAL DE SEMANA A FESTA ANUAL DA CEREJEIRA NO PARQUE DO CARMO, NA CAPITAL PAULISTA. TRAZIDAS PELOS IMIGRANTES JAPONESES, AS MUDAS DA CULTUADA ÁRVORE ADAPTARAM-SE BEM E BRINDAM A CIDADE COM UM ESPETÁCULO DE CORES MAGNÍFICO.
NO JAPÃO, A FLORADA DAS CEREJEIRAS CELEBRA O FIM DO INVERNO E COSTUMA LEVAR MULTIDÕES AOS PARQUES, NUM BELO RITUAL QUE TAMBÉM SE REPETE POR AQUI. O IDEAL É DEITAR-SE NO GRAMADO E MIRAR A BELEZA DA ÁRVORE FLORIDA, EM PERFEITA E HARMONIOSA COMUNHÃO COM A NATUREZA. PARA QUEM ESTIVER EM SAMPA NOS PRÓXIMOS DIAS, PROGRAMÃO IMPERDÍVEL!