sexta-feira, 31 de outubro de 2014

DESTAQUE LÁ: HIGH LINE PARK FASE 3, NYC

UM DOS MAIS EXITOSOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO URBANA, O HIGH LINE PARK GANHA SUA TERCEIRA ETAPA. PROJETO: JAMES CORNER FIELD OPERATIONS & DILLER SCOFIDIO + RENFRO COM PAISAGISMO DE PIET OUDOLF. MAIS INFORMAÇÕES: DESTAQUE LÁ/ MAI'11 E SET'11.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

PALMEIRA: OURICURI / LICURI

NATURAL DO NORDESTE BRASILEIRO O OURICURI OU LICURI (SYAGRUS CORONATA) DESTACA-SE PELA COPA DE FOLHAS PRATEADAS E PELO CAULE FORMADO POR GOMOS ORA DISPOSTOS EM LINHA RETA, ORA DISPOSTOS EM FORMA DE ESPIRAL.
DE CRESCIMENTO LENTO E ALTA TOLERÂNCIA À SECA E AO SAL, A PALMEIRA ATINGE DE 6 A 10 METROS DE ALTURA COM SUA COPA VARIANDO DE 3 A 4 METROS DE DIÂMETRO. SEUS FRUTOS, DEPOIS DE DESPOLPADOS, APRESENTAM AMÊNDOAS QUE, ASSADAS OU COZIDAS, SÃO DELICIOSAS.
PODE SER CULTIVADA ISOLADAMENTE MAS SEU USO EM GRUPOS DE DIFERENTES ALTURAS VALORIZA O PADRÃO QUASE ÚNICO DOS TRONCOS ARQUITETURAIS.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

SUCULENTA: PLANTA JADE

JADE PLANT É O NOME POPULAR DA SUCULENTA DE ORIGEM SUL-AFRICANA CRASSULA OVATA DRUCE. GRAÇAS A BELEZA DE SUAS FOLHAS BRILHANTES E A FACILIDADE DE MANUTENÇÃO, SEU USO ORNAMENTAL VEM INTENSIFICANDO-SE. SEJA EM JARDINS PÚBLICOS, COMO EM PORTUGAL, ONDE É BEM DIFUNDIDA, SEJA EM JARDINS PRIVADOS.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

ÁRVORE: GARAPEIRA

TAMBÉM CONHECIDA COMO GARAPA, GRAPIÁ OU AMARELÃO, A GARAPEIRA (APULEIA LEIOCARPA) É UMA ÁRVORE MAJESTOSA QUE ALCANÇA DE 15 A 30M DE ALTURA. ENCONTRADA NA AMAZÔNIA, NA MATA ATLÂNTICA E ALGUNS PAÍSES VIZINHOS (ARGENTINA, PARAGUAY, URUGUAY E BOLÍVIA), É UMA DAS ESPÉCIES USADAS PELAS CADEIAS PRODUTIVAS CERTIFICADAS PELO FSC.
É MUITO UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO NAVAL E TAMBÉM NA CONSTRUÇÃO CIVIL, NA FORMA DE RIPAS, TÁBUAS, VIGAS, ASSOALHOS, PORTAS E CAIXILHOS. A INDÚSTRIA MOVELEIRA DE ALTO PADRÃO É OUTRA USUÁRIA DESSA NOBRE MATÉRIA-PRIMA.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MOBILIÁRIO: BANCO ROMEU & JULIETA

EMBORA PAREÇA SIMPLES, O POSICIONAMENTO DE UM PAR DE VASOS PELOS DESIGNERS VYVEY CRIA UM ÓBVIO ESPAÇO PARA SENTAR ENTRE ELES, GENTILMENTE PRESSIONANDO AS PESSOAS A SENTAREM MAIS PRÓXIMAS ENTRE SI. O NOME, PORTANTO, NÃO PODERIA SER MAIS SUGESTIVO ...

terça-feira, 7 de outubro de 2014

DESTAQUE CÁ: PONTE FRIEDRICH BAYER, SÃO PAULO

INSPIRADA EM DUAS VITÓRIAS-RÉGIAS FLUTUANDO NO CANAL, A PONTE PARA PEDESTRES E CICLISTAS PROJETADA POR ROBERTOLOEB CONECTA O NOVO PRÉDIO DA BAYER À ESTAÇÃO DE METRÔ E TAMBÉM A REDE DE CICLOVIAS. OS CANTEIROS CENTRAIS CIRCULARES EMBUTEM OS MOTORES QUE MOVIMENTAM APONTE, PERMITINDO A PASSAGEM DE BARCOS. A PONTE TEM PISO DE GRELHA METÁLICA PARA BIKERS E DE MADEIRA PARA OS 9000 TRANSEUNTES QUE A UTILIZAM DIARIAMENTE. SÓ FALTA MESMO DESPOLUIR AS ÁGUAS SOB A MESMA...