sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DESTAQUE CÁ: PARQUE DO IBIRAPUERA 60 ANOS

A IDEIA DE TRANSFORMAR A REGIÃO ALAGADIÇA (IBIRAPUERA SIGNIFICA 'ÁRVORE APODRECIDA' EM TUPI) EM PARQUE REMONTA AOS ANOS 20. COUBE A UM MODESTO FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA, MANUEL LOPES DE OLIVEIRA, O MANEQUINHO LOPES, DAR O PONTAPÉ INICIAL: EM 1927 PLANTOU CENTENAS DE EUCALIPTOS AUSTRALIANOS BUSCANDO DRENAR O SOLO E ELIMINAR A UMIDADE EXCESSIVA DA ÁREA.
EM 1951, DECIDIU-SE PELA CRIAÇÃO DO PARQUE PARA COMEMORAR OS 400 ANOS DA CIDADE EM 1954, COM PROJETO ARQUITETÔNICO DE OSCAR NIEMEYER E PAISAGISMO DE ROBERTO BURLE MARX - QUE NUNCA FOI EXECUTADO: O PROJETO QUE SAIU DO PAPEL É O DO ENGO. AGRÔNOMO OTÁVIO AUGUSTO TEIXEIRA MENDES.
EM JANEIRO DE 1954, CONTUDO, O PARQUE AINDA NÃO ESTAVA PRONTO. SERIA INAUGURADO EM AGOSTO COM GRANDE FESTA. ESTADOS E PAÍSES MONTARAM ESTANDES. O JAPÃO BRINDOU A CIDADE COM UMA RÉPLICA DO PALÁCIO KATSURA, O FAMOSO PAVILHÃO JAPONÊS.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PENDENTE: COLUMÉIA-PEIXINHO

HERBÁCEA EPÍFITA (QUE CRESCE EM TRONCOS DE ÁRVORES), A COLUMÉIA-PEIXINHO ( NEMATANTHUS NERVOSUS) É UMA SUCULENTA PERENE, ASCENDENTE E COM FOLHAS BEM DECORATIVAS - MIÚDAS, DE UM TOM VERDE ESCURO BRILHANTE. EM CONTRAPONTO, AS FLORES TEM A COROLA ALARANJADA E LEMBRAM O FORMATO DE UM PEIXE -DAÍ O NOME POPULAR. É PLANTA DE MEIA SOMBRA OU LUZ INDIRETA, PERFEITA PARA USO INTERNO -SEJA EM VASOS, SEJA EM JARDINS VERTICAIS.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

TENDÊNCIA: 'FOLLIES' NOS PROJETOS PAISAGÍSTICOS

COMUNS NOS VASTOS JARDINS DAS ARISTOCRÁTICAS PROPRIEDADES INGLESAS, AS 'FOLLIES' SÃO EXTRAVANGÂNCIAS ARQUITETÔNICAS DE CÁRATER LÚDICO, USUALMENTE TEMÁTICAS. DECORATIVAS E DE USO ESPORÁDICO, SERVIAM COMO APOIO PARA AS CAÇADAS - COMO SE VÊ EM 'GOSFORD PARK', POR EXEMPLO.
UM REVIVAL DESSAS 'FOLLIES' É UMA TENDÊNCIA QUE AVANÇA ALÉM DOS DOMÍNIOS PRIVADOS E TORNA-SE EXCELENTE ATRATIVO PARA PROJETOS PAISAGÍSTICOS. ALGUMAS COM CARACTERÍSTICAS ESCULTURAIS ALÉM DE LÚDICAS - COMO A 'LA CAGE AUX FOLLES', MONTADA EM LOS ANGELES PELO WTARCH.
UM DOS EXEMPLOS MAIS CONHECIDOS SÃO OS PAVILHÕES TEMPORÁRIOS DA SERPENTINE GALLERY -INSTALAÇÕES ANUAIS PROJETADAS POR RENOMADOS ARQUITETOS QUE ORNAM OS JARDINS DO HYDE PARK DURANTE O VERÃO/OUTONO EUROPEU.

terça-feira, 16 de setembro de 2014