quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

FORRAÇÃO: GRAMA PAULISTA

PLANTA FORRAGEIRA QUE ATINGE ATÉ 20CM DE ALTURA, A GRAMA PAULISTA (CYNODON DACTYLON), TAMBÉM CONHECIDA COMO BERMUDA-GRASS, APRESENTA DIVERSAS VARIEDADES. É MUITO USADA EM CAMPOS ESPORTIVOS. SUAS FOLHAS PROVOCAM VÔMITOS, QUE AUXILIAM NO ALÍVIO DE CÓLICAS DOS PETS.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

MEDICINAL: CAMOMILA

A CAMOMILA (MATRICARIA RECUTITA) É UMA PLANTA HERBÁCEA FAMOSA POR SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS, COSMÉTICAS, ORNAMENTAIS E AROMÁTICAS. ALCANÇA ENTRE 30 E 50 CM DE ALTURA, TEM CAULE ERETO E RAMIFICADO, FOLHAS RECORTADAS E FLORES SIMILARES À MARGARIDA. VERSÁTIL, PODE FORMAR MACIÇOS E BORDADURAS OU SER USADA EM VASOS - SEU ASPECTO ALEGRE E CAMPESTRE É UM DIFERENCIAL. BELA E SINGELA, EXERCE TAMBÉM O PAPEL DE REPELENTE DE INSETOS - O QUE A TORNA EXCELENTE COMPANHIA PARA OUTRAS ESPÉCIES.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

TENDÊNCIA: MINIPARQUE NA GARUPA

NUMA BELA SACADA DO ESCULTOR CINÉTICO REUBEN MARGOLIN, EM PARCERIA COM A AMERICANA REBAR E DINAMARQUESA N55, O PARKCYCLE CONJUGA DUAS SOLUÇÕES ESSENCIAIS NOS DIAS DE HOJE: TRANSPORTE SUSTENTÁVEL E AMPLIAÇÃO DAS ÁREAS VERDES. OCUPANDO UMA ÁREA EQUIVALENTE À DE UM CARRO, A ESTRUTURA, MONTADA EM TORNO DE UMA BICICLETA, PERMITE ACOPLAR UMA PORÇÃO DE GRAMADO, ARBUSTOS OU PEQUENAS ÁRVORES. SERIA UMA ESPÉCIE DE PARKLET (VER TENDÊNCIA DEZ/13) MÓVEL, QUE SE LEVA PARA ONDE QUISER. LÚDICO E LIBERTÁRIO,NÃO? MAIS INFORMAÇÕES: rebargroup.org

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

DESTAQUE CÁ: MANGAL DAS GARÇAS, BELÉM

CRIADO PELO GOVERNO ESTADUAL EM 2005 COMO PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO DA ORLA DO RIO GUAMÁ, O PARQUE NATURALÍSTICO MANGAL DAS GARÇAS OCUPA 40.000M2 NAS FRANJAS DO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM. A TRANSFORMAÇÃO DA ÁREA ALAGADA COM EXTENSO ANINGAL, FOI CUIDADOSA. BUSCOU-SE O APROVEITAMENTO MÁXIMO DAS CONDIÇÕES PAISAGÍSTICAS DO ENTORNO. A IDEIA ERA REPRESENTAR AS DIFERENTES MICROREGIÕES FLORÍSTICAS DO PARÁ: AS MATAS DE TERRA FIRME, AS MATAS DE VÁRZEA E OS CAMPOS -COM SUA FAUNA.
EM RECENTE VISITA À BELA CAPITAL PARAENSE PUDE VERIFICAR O SUCESSO DA PROPOSTA, UM EXEMPLO QUE PODERIA SER REPLICADO POR AQUI -SEJA NO PARQUE DO COCÓ, SEJA NO DESCONHECIDO PARQUE BOTÂNICO DO ESTADO, EM CAUCAIA. O COMPLEXO DO MANGAL CONTA COM DOIS LAGOS, VEGETAÇÃO NATIVA, MUITAS E BELAS AVES, BORBOLETÁRIO, MIRANTE, ORQUIDÁRIO, MEMORIAL AMAZÔNICO DA NAVEGAÇÃO, VIVEIRO DE ANINGAS E UM BELO RESTAURANTE COM VISTA IMPAGÁVEL PARA O RIO E FLORESTA -O MANJAR DAS GARÇAS.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

FLORES: ALCACHOFRA

NATURAL DO MEDITERRÂNEO, A ALCACHOFRA (CYNARA SCOLYMUS) É UMA PLANTA HERBÁCEA PERENE QUE PODE ATINGIR ATÉ 2 METROS DE ALTURA. DE CAULE ESTRIADO E FOLHAS RECORTADAS COBERTAS POR UMA PENUGEM BRANCA, OFERECE UMA BELÍSSIMA INFLORESCÊNCIA COMESTÍVEL. TRATA-SE DE UM PRODUTO MUITO APRECIADO ('CARANGUEJO VEGETAL') QUE SÓ PODE SER CONSUMIDO NA FASE INICIAL, ANTES QUE A FLOR SE ABRA E AS BRÁCTEAS QUE A PROTEGE SE ENDUREÇAM.
ALÉM DE SER UMA HORTALIÇA MUITO NUTRITIVA, SABOROSA E REQUINTADA, A ALCACHOFRA É UMA PLANTA MEDICINAL POR EXCELÊNCIA. PODE TAMBÉM SER UMA BELA PLANTA ORNAMENTAL, EMBORA SÓ FLORESÇA EM CLIMAS SUBTROPICAIS E TEMPERADOS -APESAR DE SER UMA ESPÉCIE RESISTENTE AO CALOR.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

FRUTÍFERA: MARACUJAZEIRO

O MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) É UMA TREPADEIRA TROPICAL DE AMPLA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA.PRIMEIRO PRODUTOR MUNDIAL DA FRUTA DA PAIXÃO/PASSION FRUIT, NO BRASIL PREDOMINA O CULTIVO DO MARACUJÁ AMARELO - O MARACUJÁ ROXO É MAIS INDICADO PARA ALTITUDES ELEVADAS E CLIMA MAIS FRIO.
O NOME FRUTO-DA-PAIXÃO ADVÉM DA SUA EXUBERANTE FLOR. OS PADRES JESUÍTAS DESCOBRIRAM, AO CHEGAREM AO PARAGUAY EM 1588, QUE ELA CONTINHA OS SÍMBOLOS DO MARTÍRIO DE CRISTO: A COROA DE ESPINHOS,OS TRÊS PREGOS, AS CINCO CHAGAS E AS CORDAS USADAS NA AMARRAÇÃO. DE CRESCIMENTO RÁPIDO, CHEGA A ATINGIR 20M DE EXTENSÃO, FINCANDO-SE POR GAVINHAS E RECOBRINDO COM FACILIDADE PÉRGOLAS E CARAMANCHÕES. UMA PROPOSTA QUE UNE O ÚTIL AO AGRADÁVEL, UMA TENDÊNCIA QUE JÁ VIU AQUI COM O PLANTIO RESIDENCIAL DE PARREIRAS.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ADORNO: VASOS GALVANIZADOS

UMA OPÇÃO PRÁTICA, ECONÔMICA , RESISTENTE E COM UM CERTO AR VINTAGE CAMPESTRE, OS VASOS GALVANIZADOS SÃO UMA NOVA TENDÊNCIA PARA O PAISAGISMO EM ÁREAS PEQUENAS. VALE ATÉ USAR OS TRADICIONAIS REGADORES FEITOS DO MATERIAL COMO VASOS ...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ENTRE ASPAS: DO PODER DAS FLORES

" A FLOR É O MELHOR SÍMBOLO DE FELICIDADE. TRADUZ O SENTIMENTO QUE VOCÊ TEM AO ANDAR EM UM JARDIM QUANDO CRIANÇA, REFRESCA BOAS MEMÓRIAS. É UMA BELEZA UNIVERSAL,QUE QUALQUER PESSOA ENTENDE EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO. NÃO HÁ AGRESSÃO EM UMA FLOR. NO ASPECTO ESPECÍFICO DA ESTAMPA, O FLORAL SE MOSTRA UM TEMA INTERMINÁVEL DIANTE DAS TANTAS CORES E FORMATOS POSSÍVEIS. REVELAM SINAIS DE OTIMISMO QUE USAMOS PARA MANTER O ASTRAL ELEVADO, MESMO NO PIOR DOS CENÁRIOS."
LI EDELKOORT, PESQUISADORA DE TENDÊNCIAS HOLANDESA SOBRE O PODER UNIVERSAL DAS FLORES E A FORÇA DAS ESTAMPAS FLORAIS. EM ENTREVISTA A CASA & JARDIM (NOV'13).