quarta-feira, 31 de julho de 2013

SUCULENTA: ROSA-DO-DESERTO

NATURAL DO ORIENTE MÉDIO (VER FOTOGRAFIA/AGO'12), A ROSA-DO-DESERTO É UMA HERBÁCEA SUCULENTA DE ASPECTO ESCULTURAL E FORAÇÃOEXUBERANTE. O CAULE, GROSSO NA BASE,É UMA RESERVA DE ÁGUA E NUTRIENTES -TÍPICO DE PLANTAS NATIVAS DE ZONAS ÁRIDAS. PODE ALCANÇAR ATÉ 3M MAIS É MUITO USADO EM BONSAIS. AS FOLHAS SÃO DISPOSTAS EM ESPIRAL E AS FLORES SÃO TUBULARES, SIMPLES, COM CINCO PÉTALAS NUMA VARIEDADE DE CORES QUE VAI DO BRANCO AO VINHO ESCURO.

terça-feira, 30 de julho de 2013

CACTO: FLOR-DE-MAIO

UM DOS CACTOS MAIS APRECIADOS,A FLOR-DE-MAIO (SCHLUMBERGERA TRUNCATA) FLORESCE NO OUTONO, DAÍ O NOME. SEU CAULE É FORMADO POR VÁRIOS ARTÍCULOS, QUE PODEM DAR ORIGEM A NOVAS PLANTAS, E SÃO FORMADOS A CADA FLORAÇÃO. AS FLORES GRANDES, DELICADAS E BRILHANTES PODEM SER ROSA, BRANCA, LARANJA OU VERMELHA.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

PRANCHETA: PAVILHÃO DE LAZER RESIDENCIAL

PROJETO DE PAISAGISMO PARA PAVILHÃO DE LAZER RESIDENCIAL SITUADO NO BAIRRO ANTÔNIO BEZERRA, NA ZONA OESTE DE FORTALEZA. A PROPOSTA É CRIAR UMA ÁREA DE LAZER COM CHURRASQUEIRA, BAR, CHUVEIRÕES E UM TANQUE PARA IMERSÃO. ADORNANDO O ESPAÇO, SÃO INDICADAS AS SEGUINTES ESPÉCIES:
1. TREPADEIRA IPOMEIA AZUL, A CRESCER JUNTO À PAREDE REVESTIDA DE PASTILHAS CERÂMICA AZUL COBALTO.
2. VASOS ALTOS ESMALTADOS EM PRETO BRILHANTE COM PODOCARPOS, CRIANDO UMA CERCA VERDE PARA DISFARÇAR A ÁREA DE ABERTURA DO PORTÃO DE CORRER.
3. VASOS BAIXOS ESMALTADOS EM PRETO BRILHANTE COM PACOVÁS, SOBRE A PARTE CIMENTADA DO JARDIM, QUE RECEBERÁ UMA COBERTURA DE PEDRISCOS OU SEIXOS BRANCOS.
4. GRAMA ESMERALDA, PARA RECUPERAR, AINDA QUE PARCIALMENTE, A PERMEABILIDADE DO SOLO.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

DESTAQUE LÁ: ATERRO SANITÁRIO VIRA FRESHKILLS PARK

SITUADO EM STATEN ISLAND,O ATERRO SANITÁRIO QUE SERVIU NOVA YORK DE 1947 À 2001 COMEÇA A TRANSFORMAR-SE NUM PARQUE. AO CONTRÁRIO DO CENTRAL PARK, EM MANHATTAN, E DO PROSPECT PARK, NO BROOKLYN, QUE FORAM METICULOSAMENTE PROJETADOS POR FREDERICK LAW OLMSTED E CALVERT VAUX, O FRESHKILLS PARK (COM ÁREA QUASE 3 VEZES MAIOR QUE O CENTRAL PARK)SERÁ MAIS 'SELVAGEM', VALORIZANDO A RICA VEGETAÇÃO DO LOCAL. AS QUATRO ELEVAÇÕES DE LIXO, QUE ALCANÇAM 45M DE ALTURA, JÁ ESTÃO EM PROCESSO DE ADAPTAÇÃO AO NOVO USO -UM ÁRDUO TRABALHO TÉCNICO.
O PROJETO DE JAMES CORNER FIELD OPERATIONS PREVÊ PLAYGROUNDS, CAMPOS DEFUTEBOL, QUADRAS DE BASQUETE E HANDBALL, ALÉM DE UM TRILHA EMOLDURADA POR ÁRVORES. QUE TAL UM PARQUE JANGURUSSU POR AQUI, HEIN?

segunda-feira, 22 de julho de 2013

MOBILIÁRIO: DEDON E HESPÉRIDE EM FORTALEZA

DUAS DAS MAIS RENOMADAS MARCAS DE MOBILIÁRIO PARA ÁREA EXTERNA DO MUNDO ACABAM DE DESEMBARCAR EM FORTALEZA, AMBAS NA AV. SANTOS DUMONT. A FRANCESA HESPÉRIDE ESTÁ NO NÚMERO 1912 COM UM LINHA DE MÓVEIS (FOTOS ACIMA) QUE PRIMAM PELA ELEGÂNCIA, QUALIDADE E MODERNIDADE. JÁ A ALEMÃ DEDON, OUTRO COLOSSO MUNDIAL DO SETOR, FINCOU ÂNCORA NA OUVIDOR INTERIORES. A DEDON É FAMOSA POR SEU DESIGN INUSUAL E ORGÂNICO, COMO SE VÊ NAS FOTOS ABAIXO:

segunda-feira, 15 de julho de 2013

LEGISLAÇÃO: NOVA RESERVA DE CAATINGA EM TAUÁ

TAUÁ PODERÁ CONTAR COM UMA NOVA RESERVA DO BIOMA CAATINGA. A ÁREA, LOCALIZADA A 70KM DA SEDE DO MUNICÍPIO, NO DISTRITO DE INHAMUNS, CONTA COM 82 HECTARES. COM 70% DESSA ÁREA PRESERVADA NA SUA INTEGRIDADE, A FUTURA RESERVA POSSUI TRÊS NASCENTES E UM AÇUDE, RECURSOS HÍDRICOS QUE GARANTEM ÁGUA PARA AS MAIS VARIADAS ESPÉCIS DE ANIMAIS, PÁSSAROS E PLANTAS TÍPICOS DO BIOMA. SEGUNDO O PARISC (PACTO AMBIENTAL DA REGIÃO DOS INHAMUNS, SERTÕES E CRATÉUS), O LOCAL É UM PARAÍSO NATURAL PRATICAMENTE INTOCADO, ESPECIALMENTE PELA DIFICULDADE DE ACESSO.
" A ÁREA É UM VERDADEIRO PARAÍSO DA CAATINGA, COM PAISAGENS LINDAS , VERDES E PRESERVADA QUASE QUE TOTALMENTE. O CLIMA É MUITO AGRADÁVEL E TEM ÁRVORES NATIVAS DA NOSSA REGIÃO, COM MATAS FECHADAS, INEXPLORADAS. TEMOS TODO INTERESSE EM TRANSFORMAR ESSE PARAÍSO EM RESERVA PARA QUE ASSIM PERMANEÇA.", ATESTA A PROPRIETÁRIA DA ÁREA, CLAUDIANA CAVALCANTE, QUE DARÁ ENTRADA NOS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS A FORMALIZAÇÃOD A RESERVA.
SEGUNDO O PARISC JÁ EXISTEM OUTRAS ÁREAS PRESERVADAS EM TAUÁ. COMO A UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E MONUMENTO NATURAL QUINAMUIÚ É UMA DELAS -INSTITUÍDA PELA LEI No. 1317 DE 29/04/2005. HÁ TAMBÉM O PARQUE NATURAL MUNICIPAL TEMÍSTOCLES LINS FIALHO, COM ÁREA CONSERVADA DE 148 HECTARES. EM FASE DE CRIAÇÃO HÁ O JARDIM BOTÂNICO DA CAATINGA, UMA INICIATIVA DA PREFEITURA MUNICIPAL QUE JÁ CONTA COM PROJETOS (ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO) E RECURSOS ASSEGURADOS -E OCUPARÁ UMA GRANDE ÁREA NO PERÍMETRO IRRIGADO DO DNOCS.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

TENDÊNCIA: 'NINHO HUMANO' COMO FORMA DE ARTE

PROJETADO E CONSTRUÍDO POR JAYSON FANN PARA O RESORT TREEBONES, EM BIG SUR, O NINHO SE PROJETA DA LATERAL DE UM PENHASCO QUE DÁ PARA A RODOVIA PACIFIC COAST. FEITO DE EUCALIPTO, PARECE UM REDEMOINHO DE GRAVETOS POUSADO SOBRE QUATRO COLUNAS CHEIAS DE NÓS. O VENTO NORTE ATRAVESSA OS ESPAÇOS ENTRE OS GALHOS, AS ESTRELAS SÃO VISÍVEIS PELA ABERTUIRA CIRCULAR E OUVEM-SE ELEFANTES-MARINHOS RUGINDO AO LONGE. O PERNOITE CUSTA US$ 110,00 E É DIFÍCIL CONSEGUIR RESERVA.
DE CASULOS NEW AGE E BRINQUEDOS-DE-QUINTAL DOS RICOS ATÉ INSTALAÇÕES PÚBLICAS, FEITAS DE MADEIRA DE ÁRVORES DERRUBADAS POR FURACÕES, PASSANDO POR OBJETOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA, OS NINHOS HUMANOS ESTÃO VIRANDO UMA TENDÊNCIA E GANHANDO DESTAQUE COMO ARTE. O MAIOR EXPOENTE DESSA FORMA PECULIAR DE ARTE É O CRIADOR DE INSTALAÇÕES ITINERANTES PATRICK DOUGHERTY, CUJOS REDEMOINHOS DE PAUS E GRAVETOS JÁ FORAM EMBUTIDOS NAS PAISAGENS DE INSTITUIÇÕES CULTURAIS PELO MUNDO AFORA. COMO SE VÊ NAS FOTOS ABAIXO: