segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

JARDIM VERTICAL: ORQUIDÁRIO NA PAREDE

ORQUIDÁRIO NA PAREDE DO BLOCO ADMINISTRATIVO DO PARQUE VILLA-LOBOS, EM ALTO DE PINHEIROS, SÃO PAULO. UMA SOLUÇÃO BELA E ECONÔMICA.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

DESTAQUE CÁ: PARQUE VILLA-LOBOS, SÃO PAULO

SITUADO NO BAIRRO ALTO DE PINHEIROS E COM ÁREA DE 732 MIL M2, O PARQUE VILLA-LOBOS É UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO QUE CONTA COM CICLOVIA, CAMPOS DE FUTEBOL, QUADRAS POLIVALENTES E DE TÊNIS, PLAYGROUND, QUIOSQUES E BOSQUE COM ESPÉCIES DA MATA ATLÂNTICA. ALÉM DE APARELHOS PARA GINÁSTICA, TRILHAS E UM ESPAÇO DE RELAX ONDE SE OUVE ...VILLA-LOBOS! FOI EM 1987, ANO DO CENTENÁRIO DO COMPOSITOR, QUE OS PRIMEIROS ESTUDOS FORAM APRESENTADOS. ANTES O LOCAL FUNCIONAVA COMO DEPÓSITO DE LIXO DA CEAGESP E RECEBIA MATERIAL DRAGADO DO RIO PINHEIROS. EM 1989 O PARQUE COMEÇAVA A NASCER DO ZERO, COM PROJETO DO PAISAGISTA RODOLFO GEISER E PROJETO ARQUITETÔNICO DE DÉCIO TOZZI -COMO O ORQUIDÁRIO RUTH CARDOSO (VER DEZ/12). O RESULTADO É IMPRESSIONANTE! ENQUANTO ISSO, POR AQUI, O PARQUE DO COCÓ É SUBUTILIZADO E, PIOR, NÃO CONSOLIDADO FORMALMENTE -ALÉM DO DESCASO COM NOSSAS LAGOAS E CURSOS D'ÁGUA.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

TETO JARDIM : VANCOUVER CONVENTION CENTER

O SEGUNDO MAIOR TETO JARDIM DA AMÉRICA DO NORTE COBRE A NOVA ESTRUTURA DO VANCOUVER CONVENTION CENTER, UMA DAS CIDADES MAIS ECOLOGICAMENTE CORRETAS DO MUNDO. PLANTADAS EM PLANOS DIFERENCIADOS NUMA ÁREA DE 6 ACRES ( 24.281 m2), QUE FAVORECEM A DRENAGEM E O PRÓPRIO CICLO VITAL DA ESPÉCIE - DAÍ OS TRECHOS MAIS AMARRONZADOS...

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

TOPIARIA: CEDRINHO OU CIPRESTE

ORIGINÁRIO DA AMPERICA CENTRAL, O CEDRINHO OU CIPRESTE DE PORTUGAL (CIPRESSUS LUSITANICA) PODE ATINGIR ATÉ 30M DE ALTURA. SEU USO MAIS DISSEMINADO, CONTUDO, É COMO CERCA VERDE, DADO AO SEU RÁPIDO CRESCIMENTO. PDEM SOL PLENO E ACEITAM SOLOS POBRES -DAÍ SEU USO COMO BARREIRAS AO VENTO EM REGIÕES DE DUNAS.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

MOBILIÁRIO: BANCOS DE LUZ

CRIAÇÃO DO DESIGNER AUSTRÍACO MANFRED KLEINHOFER, THE GLOWING LIGHT BALL BENCH TEM UM DESENHO SIMPLES. CONSISTE DE TRÊS BOLAS DE LUZ INTERCONECTADAS POR TÁBUAS PERFURADAS DE MADEIRA, CONFORMANDO UM BANCO EM L QUE CONVIDA Á CONVERSAÇÃO...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

FORRAÇÃO: GRAMA ESMERALDA

DE ORIGEM ASIÁTICA, A GRAMA ESMERALDA (ZOYSIA JAPONICA) TEM FOLHAS ESTREITAS E PONTIAGUDAS, DE UMA COLORAÇÃO VERDE INTENSA. RIZOMATOSA (O CAULE FICA ABAIXO DA TERRA), FORMA GRAMADOS DENSOS E MACIOS QUE, EMBORA RESISTENTES AO PISOTEIO, NÃO DEVEM SER UTILIZADOS EM ZONAS DE TRÁFEGO CONSTANTE. RÚSTICA, PEDE SOL PLENO, SOLO FÉRTIL E REGAS REGULARES.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ARBUSTIVA: ARDÍSIA

ORIGINÁRIA DO JAPÃO, A ARDÍSIA (ARDISIA CRENATA) É POPULARMENTE CONHECIDA COMO CAFÉ DE JARDIM. A RAZÃO SÃO OS FRUTOS ESFÉRICOS VERMELHOS QUE ROUBAM A ATENÇÃO DAS FLORES ROSADAS E PEQUENAS. FRUTOS ESSES QUE ATRAEM PÁSSAROS E TÊM UMA DURABILIDADE TÃO LONGA QUE EMENDAM UMA FLORAÇÃO NA OUTRA -UM DIFERENCIAL QUE COMEÇA A SER VALORIZADO EM PROJETOS PAISAGÍSTICOS. ATINGINDO NO MÁXIMO 1,50 DE ALTURA, A ARDÍSIA PODE SER CULTIVADA EM VASO OU CANTEIRO, PEDINDO SOL PLENO E SOLO ÚMIDO. A MULTIPLICAÇÃO SE DÁ PELAS SEMENTES.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FLORES: CICLAME

ORIGINÁRIA DA GRÉCIA E DA SÍRIA, O CICLAME (CYCLAMEN PERSICUM) É UMA HERBÁCEA DE 20CM DE ALTURA QUE ATRAI POR SUAS FLORES EM TONS DE VERMELHO, ROSA OU BRANCO QUE CONTRASTAM COM O VERDE MARMORIZADO DAS FOLHAS. PREFERE LOCAIS PROTEGIDOS E AREJADOS MAS SEM VENTO FORTE E, PREFERENCIALMENTE, COM O SOL DA MANHÃ -O CICLAME NÃO SUPORTA CALOR EM EXCESSO E UMIDADE. PODE SER CULTIVADA EM VASOS OU COMO FORRAÇÃO, FORMANDO MACIÇOS NO JARDIM.