quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

FLORES TROPICAIS: ORQUÍDEA-BAMBU

ORIGINÁRIA DA ÁSIA. POSSUI FOLHAS LAMINARES E ALONGADAS, E PODE ATINGIR ATÉ 2M DE ALTURA -DAÍ SEU USO COMO CERCA-VIVA. PRINCIPALMENTE NA PRIMAVERA E NO VERÃO, DÁ FLORES BASTANTE DECORATIVAS, EM TONS ENTRE O BRANCO E O ROSA.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

FORRAÇÃO: CAPIM-LIMÃO

GRAMÍNEA DE ORIGEM ASIÁTICA, O CAPIM-LIMÃO (CYMBOPOGON CITRATUS) EXPANDIU-SE NOS PAÍSES TROPICAIS DEVIDO AO CLIMA QUENTE E ÚMIDO. O ÓLEO ESSENCIAL OBTIDO DE SUAS FOLHAS, CONHECIDO COMO LEMMONGRASS OIL TEM USO MEDICINAL -CONTRA DORES, PROBLEMAS DIGESTIVOS E NERVBOSISMO. ASSIM COMO A CITRONELA, FUNCIONA TAMBÉM COMO REPELENTE DE INSENTOS.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ÁRVORE: FIGUEIRA

A FIGUEIRA (FICUS AURICULAIA) É UMA ÁRVORE ORIGINA´RIA DA ÍNDIA QUE ATINGE, QUANDO ADULTA, 7M DE ALTURA. SUAS FOLHAS LARGAS E RAMIFICADAS E A COPA CHEIA CARACTERIZAM A BELEZA IMPONENTE DA ESPÉCIE. SEUS FRUTOS SÃO AVIDAMENTE CONSUMIDOS POR PÁSSAROS. PODE SER CULTIVADA ISOLADA OU FORMANDO ALÉIAS.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ESPECIAL: NIEMEYER & BURLE MARX

DOIS GÊNIOS DA RAÇA NUMA PARCERIA EXTREMAMENTE FELIZ. COMO NO MAGNÍFICO JARDIM DA RESIDÊNCIA EDMUNDO CANAVELAS (PETRÓPOLIS), CUJO PROJETO FOI INSPIRADO NUMA PONTE DE CORDA VENCENDO O VALE. OU NOS JARDINS EXTERNO E INTERNO DO PALÁCIO DO ITAMARY. OU NOS TERRAÇOS-JARDINS DO PALÁCIO CAPANEMA E DO ED. MANCHETE -AMBOS NO RIO.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

LEGISLAÇÃO: CORTE DE ÁRVORES

ANTES DA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO PARA CORTE DE ÁRVORES, SÃO REALIZADAS VISTORIAS NO LOCAL POR TÉCNICOS DA SEMAM. VERIFICA-SE SE ELAS TÊM DOENÇAS E/OU PRAGAS, RISCO DE QUEDAS, VALOR PAISAGÍSTICO E SE A ESPÉCIE ESTÁ EM EXTINÇÃO.
DEPOIS DA VISTORIA, A SEMAM EMITE O TERMO DE REFERÊNCIA -DOCUMENTO QUE ORDENA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DA ARBORIZAÇÃO, A SER ADOTADO PELO PROPRIETÁRIO.
APROVADO O PLANO DE MANEJO, É CONCEDIDA A AUTORIZAÇÃO PARA SUPRESSÃO, QUE SERÁ SEMPRE A ÚLTIMA ALTERNATIVA.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

TENDÊNCIA: PAISAGISMO TERAPÊUTICO 2

0 ALECRIM É UTILIZADO NA CULINÁRIA E NA MEDICINA NATURAL -E ESTÁ PRESENTE DESDE A ANTIGUIDADE EM AMBIENTES E RITUAIS RELIGIOSOS. AS FOLHAS E AS EXTREMIDADES FLORIDAS SÃO AS PARTES UTILIZADAS -QUE TRAZEM ALEGRIA E CLAREZA.
A CAMOMILA É CONHECIDA COMO UMA ERVA MULTIUSO POR SEU EFEITO SEDATIVO E AÇÃO ANTIFUNGICIDA/ANTIBACTERIANA. AS FOLHAS E FLORES SÃO AS PARTES USADAS -ESPECIALMENTE NOS BANHOS, ONDE, JUNTAMENTE COM A ERVA-DOCE, ACALMAM E TRANQUILIZAM.
COM GRANDE DIVERSIDADE DE ESPÉCIMES, O MANJERICÃO É MUITO USADO NA CULINÁRIA PELO SABOR MARCANTE. É INDICADO POR PROMOVER EQUILÍBRIO E ÓTIMA VITALIDADE.
O ÓLEO ESSENCIAL DO JASMIM É MATÉRIA-PRIMA PARA A PERFUMARIA, AROMATERAPIA E FINS MEDICINAIS. AS PROPRIEDADES SUTIS DE SUAS FLORES E RAÍZES AJUDAM A ELEVARA AUTOESTIMA, CONTRIBUINDO PARA A AUTO ACEITAÇÃO.
OUTRA ERVA TAMBÉM MUITA USADA NA CULINÁRIA. O NOME LOURO VEM DO LATIM 'LAURUS', OU LOUVOR. NOS BANHOS, O LOURO TRAZ CLAREZA E ABRE A MENTE PARA A ABUNDÃNCIA. PARTES USADAS: FOLHAS, BOTÕES FLORAIS, FRUTOS, CASCA E RAÍZES.
COM NUMEROSAS ESPÉCIMES, A SÁLVIA É EMPREGADA NOS PROCESSOS DE PURIFICAÇÃO CORPORAL E DE AMBIENTES. PARA A SAÚDE, É POTENTE ANTIDEPRESSIVO, ALÉM DE PURIFICADOR. AS FOLHAS, SEMENTES E RAÍZES SÃO AS PARTES USADAS.
(FONTE: REVISTA SIARA, DIÁRIO DO NORDESTE)