sexta-feira, 30 de novembro de 2012

DESTAQUE LÁ: JARDINS BAHA'I, HAIFA

NESSES TEMPOS CONTURBADOS EM ISRAEL, IMAGENS DE UM DOS MAIS BELOS JARDINS DO MUNDO, SITUADO EM HAIFA. A CIDADE É A SEDE DA FÉ BAHA'I, UMA RELIGIÃO MONOTEÍSTA ORIUNDA DA PÉRSIA QUE ENFATIZA A UNIDADE ESPIRITUAL DA HUMANIDADE. COM SANTUÁRIOS, FONTES, ALAMEDAS E JARDINS DISTRIBUÍDOS NUMA SUCESSÃO DE PLATAFORMAS QUE ACOMPANHAM O RELEVO DO LOCAL, OS JARDINS DE BAHA'I É UMA DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA SEGUNDA MAIOR CIDADE ISRAELITA.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FLORES: PETÚNIA

COM UMA BELA VARIEDADE DE CORES, A PETÚNIA (PETUNIA AXILLARIS) DESABROCHA NA PRIMAVERA E MANTÉM-SE VISTOSA POR DOIS OU TRÊS MESES. É, CONTUDO, UMA ESPÉCIE QUE SE DESENVOLVE BEM EM CLIMAS MAIS AMENOS. DEVE SER PLANTADA NO ÍNICIO DO OUTONO, DIRETAMENTE NO SOLO, FORMANDO RENQUES OU EM VASOS. A LUZ SOLAR DIRETA É ESSENCIAL E A TERRA PRECISA SER RICA EM FÓSFORO. AS REGAS DEVEM SER MATINAIS, SEM MOLHAR AS FOLHAS OU ENCHARCAR A TERRA.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

DESTAQUE CÁ: PRAÇA BUENOS AIRES, SÃO PAULO

UMA DAS MAIS BONITAS DO PAÍS, A PRAÇA BUENOS AIRES, FOI INAUGURADA EM 1916 E TOMBADA PELO CONPRESP EM 1992. OCUPANDO UMA ÁREA DE 22.000M2, A PRAÇA-PARQUE FOI CRIADA COM O INTUITO DE CONSERVAR A VISTA SOBRE O VALE DO PACAEMBU. O PROJETO É DO ARQUITETO PAISAGISTA FRANCÊS BOUVARD, QUE TIROU PROVEITO DO RELEVO DO TERRENO CRIANDO UM MIRANTE -ONDE HOJE ESTÁ A ESCULTURA 'MÃE'. ESCULTURAS, ALAMEDAS, GRAMADOS , FONTES E UMA VEGETAÇÃO LUXURIANTE CARACTERIZAM ESTA ILHA DE TRANQUILIDADE E NATUREZA EM MEIO A MASSA EDIFICADA DE HIGIENÓPOLIS, NA REGIÃO CENTRAL DE SÃO PAULO.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

TREPADEIRA: CARAMANCHÃO NA CALÇADA

UMA SOLUÇÃO INUSITADA -UM CARAMANCHÃO RECOBRE A CALÇADA LATERAL DE UM RESTAURANTE VEGETARIANO NO BAIRRO DA BELA VISTA, EM SÃO PAULO. UMA OPÇÃO PARA NOSSAS CALÇADAS DESPROVIDAS DE SOMBRA? A PROPÓSITO, A TREPADEIRA UTILIZADA FOI A SETE-LÉGUAS (VER POSTAGEM EM MAIO/12).

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ADORNO: VASOS ROCK

PRODUZIDO EM POLIETILENO TEXTURIZADO -MATERIAL LEVE, RESISTENTE E RECICLÁVEL, OS VASOS ESTÃO DISPONÍVEIS EM DIVERSAS CORES, NOS TAMANHOS DE 16CM (R$59,90) E 30CM (R$199,00) NO SITE WWW.OPPA.COM.BR

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ENTRE ASPAS: BURLE MARX 6 - A MISSÃO DO PAISAGISTA

"A MISSÃO SOCIAL DO PAISAGISTA TEM ESSE LADO PEDAGÓGICO DE FAZER COMUNICAR ÀS MULTIDÕES O SENTIMENTO DE APREÇO E COMPREENSÃO DOS VALORES DA NATUREZA, ATRAVÉS DO CONTATO COM O JARDIM E COM O PARQUE. NO BRASIL, COMO HÁ EM PARTE ESSE DESAMOR PELO QUE É PLANTADO, A LIÇÃO DA EXPERIÊNCIA ME ENSINOU QUE É PRECISO INSISTIR MUITAS VEZES PARA, PELO CHOQUE ENTRE AS DUAS POSIÇÕES, TRAZER O ENTEDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE NOSSA AÇÃO E CONTRIBUIÇÃO, DE FORMA A PROVOCAR UMA MUDANÇA DE MENTALIDADE. TAMBÉM A NOSSA ATITUDE TEM UM SENTIDO PROJETIVO EM RELAÇÃO AO FUTURO A FIM DE MOSTRAR QUE HOUVE ALGUÉM PREOCUPADO EM DEIXAR UM LEGADO VALIOSO EM ESTÉTICA E UTILIDADE PARA OS QUE VIRÃO DEPOIS DE NÓS.
AS CONDIÇÕES REINANTES NO MOMENTO, NO BRASIL E, POSSIVELMENTE, NO RESTANTE DOS PAÍSES TROPICAIS, PERMITEM DELINEAR UMA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DO QUE AINDA EXISTE -PELA CRIAÇÃO, COM RECURSOS PARTICULARES, PÚBLICOS E INTERNACIONAIS, DE UMA SÉRIE DE RESERVAS COM A FINALIDADE PRINCIPAL DE MANTER PARA O PRESENTE E CONSERVAR PARA O FUTURO, AMOSTRAS DA NATUREZA EM SEU ESTADO PRIMITIVO OU MENOS ALTERADO.
CONSIDERADA A DIVERSIFICAÇÃO DA FLORA, ESSAS RESERVAS -VERDADEIROS JARDINS BOTÂNICOS NATURAIS- DEVERIAM DISTRIBUIR-SE PELAS DIFERENTES PROVÍNCIAS BOTÂNICAS, PRESERVANDO ORA AS COMUNIDADES MAIS TÍPICAS, ORA OS ENDEMISMOS MAIS PRECIOSOS. DISPORIAM ASSIM OS PAISAGISTAS DE MEIOS DE EXPRESSÃO MUITO MAIS AMPLOS E REPRESENTADOS PELO QUE É, PARA ELES, COMO UM VOCÁBULO COM QUE ESCREVEM SUAS COMPOSIÇÕES. DISPONDO DESSE MATERIAL MAIS FARTO E MAIS EXPRESSIVO, DEVER-SE-IAM GARANTIR POSSIBILIDADES DE, APLICANDO AS LEIS DE COMPOSIÇÃO ESTÉTICA: A LEI DE CONTRASTE, A DA HARMONIA, A DA PROPORÇÃO, QUE REALIZAM EM PAISAGISMO AS GRANDES OBRAS DE QUE FOI E É CAPAZ A MENTE CRIADORA DO HOMEM. A IDEIA IMPRIME A FORMA À MATÉRIA, PORÉM PARA ISSO É PRECISO QUE EXISTA MATÉRIA CAPAZ DE CORPORIFICAR A IDEIA.
TERMINANDO, AFIRMAMOS QUE PAISAGISMO É ARTE. UMA ARTE, PORÉM, ALTAMENTE ELABORADA, QUE RESULTA DE UMA TRAMA DE CONCEPÇÕES E DE CONHECIMENTO, CUJO ENTRELAÇAMENTO SE FAZ ATRAVÉS DE EVOLUÇÃO DA PRÓPRIA VIDA DO ARTISTA - COM SUAS EXPERIÊNCIAS, SUAS DÚVIDAS, SUAS ANGÚSTIAS, SEUS ENSAIOS, ERROS E ACERTOS."
TRECHO FINAL DE CONFERÊNCIA REALIZADA EM 11 DE NOVEMBRO DE 1968 NA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFC.