terça-feira, 30 de outubro de 2012

COLORIDAS: CRÓTON

DE ORIGEM ASIÁTICA, O CRÓTON (CODIAEUM VARIEGATA) É UMA PLANTA ARBUSTIVA DE FOLHAGEM EXUBERANTE QUE PODE ATINGIR ATÉ 3M DE ALTURA. O CAULE, DE TEXTURA LENHOSA, TEM SEIVA TÓXICA. AS FOLHAS. CORIÁCEAS E BRILHANTES, TEM FORMATOS VARIEDAS E DIFERENTES CORES -NUM JOGO DE MANCHAS QUE PODEM SER PINTALGADAS OU COBRIREM AS BORDAS, O CENTRO E AS NERVURAS. PDE SOL PLENO E SOLO RICO EM MATÉRIA ORGÂNICA. MUITO USADA NOS ANOS 70, VOLTA COMO DESTAQUE PONTUAL, COMO TOQUE DE COR.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

TENDÊNCIA: PAISAGISMO TERAPÊUTICO

DE ACORDO COM A FILOSOFIA YOGA, EXISTEM PONTOS DE ENERGIA NO CORPO HUMANO -OS CHAMADOS CHACRAS- QUE SERIAM RESPONSÁVEIS PELO NOSSO BEM-ESTAR FÍSICO E EMOCIONAL. NUMA VARIAÇÃO DA FITOTERAPIA, O PAISAGISMO TERAPÊUTICO BUSCA ESSE EQUILÍBRIO ATRAVÉS DA AÇÃO DAS PLANTAS -A CADA UM DOS SETE PRINCIPAIS CHACRAS CORRESPONDE UMA ESPÉCIE, QUE AJUDARIA A ESTIMULÁ-LO.
CHACRA CORONÁRIO (TOPO DA CABEÇA): A PLANTA É A ORQUÍDEA, QUE AJUDA NO PROCESSO DE CURA E FOMENTA A ESPIRITUALIDADE. A COR: VIOLETA.
CHACRA FRONTAL : MEIO DA TESTA. A PLANTA É A HORTÊNSIA, QUE REPÕE AS ENERGIAS, EVITANDO ENXAQUECAS E DORES MUSCULARES. A COR: INDIGO
CHACRA LARÍNGEO : GARGANTA. A PLANTA É HORTELÃ, QUE AUXILIA OS INTROSPECTIVOS A EXPOR SUAS MÁGOAS E SENTIMENTOS. A COR: AZUL.
CAHCRA CARDÍACO: MEIO DO PEITO. A PLANTA É A AZALÉIA, QUE ATUA NA BUSCA DO EQUILÍBRIO EMOCIONAL. A COR: VERDE.
CAHCRA UMBILICAL: UMBIGO. A PLANTA É A MARGARIDA, QUE INSPIRA A SOLUÇÃO PROBLEMAS FAMILIARES. A COR: AMARELO.
CHACRA ESPLÊNICO: ABAIXO DO UMBIGO. A PLANTA É O GERÂNIO, QUE FAZ COM QUE SE TENHA PRAZER NAS REALIZAÇÕES. A COR: LARANJA.
CHACRA BÁSICO: ABAIXO DA CINTURA. A PLANTA É A ARRUDA, QUE LIMPA A AURA E PROTENCIALIZA A ENERGIA SEXUAL. A COR: VERMELHO. (FONTE: REVISTA CASA E JARDIM)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ESPECIAL: MOSTRAS DE DECORAÇÃO 2012

JARDIM DE FORMAS E TONS, NA CASA COR MINAS: A BELEZA DO JOGO DE FORMAS E CORES DAS BROMÉLIAS.
LOFT GARAGEM, NA CASA COR BRASÍLIA: JARDIM DE CACTOS
COZINHA, CC BSB: CANTEIRO JUNTO Á BANCADA: TEMPEROS E ERVAS À MÃO...
RECANTO DAS ÁRVORES, CC BSB: VASOS TIPO BACIA, TÍPICOS DOS ANTIGOS PUBS INGLESES.
JARDIM DO ESCULTOR, CC BSB: FORRAÇÃO DE BORRACHA TRITURADA REALÇA VEGETAÇÃO: PALMEIRAS RABO-DE-RAPOSA, IUCA AZUL...
SPA DECA, CC RIO: JARDIM VERTICAL
PRAÇA CASA COR, CC BSB: A BELEZA DO PAREDÃO VERDE DE DRACENAS...

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ENTRE ASPAS: BURLE MARX -JARDIM E ECOLOGIA 5

"DE UM PONTO DE VISTA ANTROPOCÊNTRICO, PODEMOS DIZER QUE A PLANTA FOI CRIADA PARA O HOMEM. É A MESMA CONCEPÇÃO JÁ CONSTANTE DA BÍBLIA. NO MUNDO EUROPEU, COM UMA FLORA ALTAMENTE DOMESTICADA, GUARDAVA O HOMEM UM RELATIVO EQUILÍBRIO EM RELAÇÃO À ÁRVORE E À FLORESTA. AO CONQUISTAR O NOVO MUNDO, A FLORESTA, SOBRETUDO A TROPICAL, ENCHEU-O DE PAVORES. ENTÃO CRIOU-SE NA SUA MENTE UMA NECESSIDADE DE ABRIR CLAREIRAS ESTRATÉGICAS E O COMPLEXO DE DERRUBAR, DE DESTRUIR, SE FOI SEDIMENTANDO. A NECESSIDADE DE ABRIR PASTOS E TERRAS DE CULTURA EXIGIU EXTENSAS DERRUBADAS. O CIVILIZADO PERFILHOU A COIVARA QUE O ÍNDIO FAZIA COM UMA TÉCNICA DE SUA AGRICULTURA NÔMADE. E A COIVARA SE AMPLIOU, SE FORTALECEU E HOJE É FEITA COM INTENSIDADE NUNCA ANTES ALCANÇADA -SOBRETUDO PORQUE OS MEIOS DE DESTRUIÇÃO APRIMORARAM-SE. UM DESSES MONSTROS MECÂNICOS PODE DSTRUIR, NUMA HORA, O TRABALHO DE MILÊNIOS DE EVOLUÇÃO.
É UM QUADRO MELANCÓLICO A QUE AS PESSOAS ESCLARECIDAS ASSISTEM IMPOTENTES, DIANTE DE UMA NECESSIDADE DE PROGRESSO MAL ORIENTADA. NÃO OBSTANTE TUDO ISSO, EXISTE AINDA UM MUNDO DE FORMAS VEGETAIS A PRESERVAR, MUNDO ESSE QUE ATÉ OS NOSSOS DIAS, PELA FALTA DE TÉCNICA E DE ESPECIALISTAS EM NÚMERO SUFICIENTE, PERMANECE AINDA DESCONHECIDO. MAS IMPLICAÇÕES MERCANTILISTAS DO NOSSO MODO DE VIVER FAZEM COM QUE SE TORNE POUCO COMPENSADORA A NOBRE TAREFA DE CULTIVAR, PRESERVAR E DISSEMINAR O TESOURO REPRESENTADO PELAS PLANTAS DA FLORA TROPICAL. O AUMENTO DESORDENADO DAS POPULAÇÕES FOMENTA PROBLEMAS DE EXTREMA GRAVIDADE, INCLUSIVE UM DÉFICIT DE CULTURA QUE FAZ DETERIORAR A ATITUDE COLETIVA DAS POPULAÇÕES FREBNTE ÀS QUESTÕES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, DE RESPEITO À ÁRVORE E DE COMPORTAMENTO NO JARDIM.
EM RELAÇÃO AO BINÔMIO HOMEM-PLANTA, A DEPENDÊNCIA É TÃO ESTREITA QUE, NÃO OBSTANTE AS INCOMPREEENSÕES TODAS, PERMANECE UM SENTIMENTO, UM DESEJO DE SUA PRESENÇA. TROCA-SE MUITAS VEZES, CONTUDO, A REALIDADE POR APARÊNCIAS -COMO É O CASO DAS PLANTAS E FLORES ARTIFICIAIS QUE INFESTAM OS MERCADOS EM NOSSOS DIAS. UM GRANDE HORTICULTOR DESSE PAÍS ENCERROU AS ATIVIDADES DE SUA MODELAR CHÁCARA POR NÃO SUPORTAR A CONCORRÊNCIA DOS FABRICANTES DAS PSEUDO-PLANTAS.
INSISTINDO MAIS NO TEMA DA DEVASTAÇÃO, MUITO MAIS GRAVE NOS PAÍSES TROPICAIS QUE NOS TEMPERADOS, TEMOS QUE SALIENTAR QUE UM DOS PRINCIPAIS EFEITOS RESIDE NAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, MICRO-CLIMÁTICAS E NA DESTRUIÇÃO DA RESERVA REPRESENTADA PELA FERTILIDADE DO SOLO. SOBRE ISSO SE INSTAURA A EXTINÇÃO DA FAUNA E A DESERTIFICAÇÃO DE EXTENSAS ÁREAS, DIFICILMENTE RECUPERÁVEIS. É UM ATENTADO À HUMANIDADE CONTRA AS FONTES DE VIDA E UMA FORMA DE DESTRUIÇÃO DAS GERAÇÕES FUTURAS." (TRANSCRIÇÃO DE CONFERÊNCIA REALIZADA NA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFC EM 11/11/68)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ARBUSTIVA: FALSA-ÍRIS

NATIVA DO BRASIL, A FALSA-ÍRIS (NEOMARICA CAERULEA) TAMBÉM É CONHECIDA COMO LÍRIO-ROXO-DAS-PEDRAS E FORMA TOUCEIRAS COM SUA FOLHAS LONGAS E VERDES DE EFEITO VISUAL. NA PRIMAVERA E NO VERÃO BROTAM AS FLORES DE UM TOM AZUL-ARROXEADO ESPECIALMENTE BONITO. PEDE SOLO RICO EM MATÉRIA ORGÂNICA E REGAS REGULARES -DE 3 A 5 VEZES POR SEMANA.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

MOBILIÁRIO: ESPREGUIÇADEIRA RODRIGUES

CRIADA PELOS DESIGNERS ROBERTO HIRTHE E FERNANDO MENDES DE ALMEIDA, A ESPREGUIÇADEIRA FAZ PARTE DA COLEÇÃO DA SACCARO 'DESENHOS PARA O DESIGNER' -NO CASO, SÉRGIO RODRIGUES. O DESIGN DA PEÇA RESGATA A TRADIÇÃO DINAMARQUESA DE SENTAR-SE COM OS PÉS ELEVADOS EM RELAÇÃO AO CORPO, DE FORMA A PROPICIAR UM VERDADEIRO RELAXAMENTO - E FOI CONCEBIDA A PARTIR DA IMAGEM DO ARQUITETO REPOUSANDO NELA, NUM CONVITE AO MESTRE PARA SONHAR E CRIAR NOVO PROJETOS...

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ADORNO: VASOS SUSPENSOS

UMA TENDÊNCIA DE INSPIRAÇÃO ÁRABE, OS VASOS CERÂMICOS SUSPENSOS SÃO UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA ESPAÇOS DE ÁREA REDUZIDA...

terça-feira, 2 de outubro de 2012

TREPADEIRA: JADE VERMELHA

APESAR DAS CARACTERÍSTICAS EM COMUM COM A TREPADEIRA JADE (VER SET/12)- MESMO FORMATO DAS FOLHAS E FLORES-, A JADE VERMELHA OU FLAMA-DA-FLORESTA (MUCUNA BENNETTI F. MUELL) PERTENCE À OUTRO GÊNERO BOTÂNICO -MUCUNA. ORIGINÁRIA DE PAPUA NOVA-GUINÉ, SUAS FLORES VERMELHAS EM CACHOS PENDENTES SALTAM AOS OLHOS.