sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

FOTOGRAFIA: GALHOS RETORCIDOS


ÁRVORES DA PRAÇA EISENHOWER, PRÓXIMA AO PARQUE DO IBIRAPUERA." O MOVIMENTO DOS GALHOS, RETORCIDOS E TÉTRICOS, CONTRASTA COM AS FORMAS RETAS TÃO CARACTERÍSTICAS DA CIDADE. HÁ, INCLUSIVE, DOIS PRÉDIOS QUE APARECEM AO FUNDO, BEM ESCONDIDOS..", EXPLICA O FOTÓGRAFO CÁSSIO VASCONCELLOS, AUTOR DA IMAGEM QUE ILUSTRA UMA REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE IMAGENS INUSITADAS DE UMA GRANDE METRÓPOLE, PUBLICADA NA VEJA SP EM HOMENAGEM AOS 458 ANOS DA CIDADE.
(FONTE: REVISTA VEJA SP)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ENTRE ASPAS: "SOBRE ÁRVORES E ARQUITETURA"




DA NATUREZA QUE NOS RODEIA, O ELEMENTO QUE FORMA PARTE ÍNTIMA DA ARQUITETURA É A ÁRVORE. DEVE-SE PENSAR NELA COMO UM COMPLEMENTO DA ARQUITETURA -OU UMA EXTENSÃO DELA MESMA.

A ÁRVORE É O MAIS ARQUITETÔNICO DOS ELEMENTOS DO REINO VEGETAL, JÁ QUE POSSUI ESTRUTURA,UMA COPA QUE FUNCIONA COMO COBERTA E UM ESPAÇO POR ELA DELIMITADO QUE DEVE ASSOCIAR-SE AOS AMBIENTES ARQUITETÔNICOS. NO CASO DE CASAS MODESTAS, DE SUPERFÍCIE COBERTA REDUZIDA, ESSA EXIGUIDADE ESPACIAL DEVE SER COMPLEMENTADA PROJETANDO-SE PARA O EXTERIOR OS AMBIENTES INTERIORES -OU SEJA, AMPLIANDO-OS MEDIANTE A INCORPORAÇÃO DE ESPAÇOS CRIADOS PELAS ÁRVORES. UMA SOLUÇÃO BARATA E AMPLAMENTE GRATIFICANTE, COMO ATESTAM OS HABITANTES DAS ZONAS TROPICAL E SUB-TROPICAL, PARA QUEM A SOMBRA DE UMA ÁRVORE É ALGO IMPAGÁVEL.

DA ÁRVORE DEVE-SE ESTUDAR SUAS DIMENSÕES: ALTURA, DIÂMETRO DA COPA, FOLHAGEM E TAMBÉM MODOS DE CORTE -QUE PODEM ORIGINAR DIFERENTES TIPOS DE ESPAÇOS, ENFATIZANDO SUA IMPORTÂNCIA COMO PROLONGAMENTO DOS ELEMENTOS INTERIORES DE UMA EDIFICAÇÃO.

A FORMA DE SE LOCALIZAR NA PAISAGEM É UM TRANSCENDER E TEM DISTINTAS MANEIRAS DE EFETIVAÇÃO: UM GREGO E UM ROMANO O FAZIAM DE FORMA ANTAGÔNICA -UNS RESPEITAVAM A TOPOGRAFIA DO LUGAR, ENQUANTO OS OUTROS CRIAVAM PLATAFORMAS ARTIFICIAIS. WRIGHT COSTUMAVA DIZER QUE UM EDIFÍCIO NUNCA DEVE COLOCAR-SE EM UM PICO DE LOMBADA, SEM ENVOLVÊ-LA COMO 'AS PESTANAS DO OLHO'. A VILLA ROTONDA, DE PALLADIO, POR SUA VEZ, ESTÁ FRANCAMENTE EDIFICADA SOBRE UMA ELEVAÇÃO.

UM EDIFÍCIO PODE IDENTIFICAR-SE, FUNDIR-SE COM A PAISAGEM -COMO NAS OBRAS DE FRANK LLOYD WRIGHT OU APARECEREM DESTACADOS, COMO ENTIDADES INDEPENDENTES, COMO NO CASO DA VILLA DE PALLADIO. DEVEM, CONTUDO, LEVAR EM CONTA A VEGETAÇÃO DO LUGAR, APROVEITÁ-LA, TIRAR PARTIDO DELA, MAS NUNCA IGNORÁ-LA. O ARBUSTO, AS ÁRVORES E AS FLORES SÃO COMPLEMENTOS NATURAIS DAS OBRAS DE ARQUITETURA.A ARQUITETURA É FEITA, SOBRETUDO, EM FUNÇÃO DO LUGAR E DO SEU CLIMA.
(EDUARDO SACRISTE)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DESTAQUE LÁ: MUSEU FRIDA KAHLO





OFICIALIZADO COMO MUSEU FRIDA KAHLO EM 1958, QUATRO ANOS APÓS A MORTE DA PINTORA, A CASA AZUL ,ERGUIDA EM 1904, FOI ONDE FRIDA NASCEU, VIVEU E MORREU -CUJOS INTERIORES MANTÉM-SE INTACTOS. OS JARDINS, MAIS VULNERÁVEIS À MODIFICAÇÕES, SÃO UM DOS PONTOS FORTES DO MUSEU -UM DOS MAIS VISITADOS DA CIDADE DO MÉXICO. NO FILME 'FRIDA', DE JULIE TAYMOR, VÊ-SE O PÁTIO CENTRAL DA RESIDÊNCIA TOMADO, PARTICULARMENTE, POR CACTÁCEAS. AZUL E VERDE, COMO SE VIU NO JARDIM MAJORELLE (DEZ 2011), É UMA COMBINAÇÃO CERTEIRA E PERSONALÍSSIMA TAMBÉM NO PAISAGISMO...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PALMEIRA: CICA



ORIGINÁRIA DO SUDESTE ASIÁTICO, A CICA (CYCAS REVOLUTA) PARECE UMA PALMEIRA MAS É CONSIDERADA UM ARBUSTO, SENDO UMA DAS PLANTAS MAIS ANTIGAS DO MUNDO.
SUAS FOLHAS SÃO LONGAS, RÍGIDAS E BRILHANTES, FORMADAS POR FOLÍOLOS PONTIAGUDOS. DE CRESCIMENTO LENTO (CERCA DE 4CM POR ANO!), CHEGA A ATINGIR 2M DE ALTURA. DEVE SER CULTIVADA A PLENO SOL OU À MEIA-SOMBRA, EM TERRA ENRIQUECIDA COM COMPOSTO ORGÂNICO.

BASTANTE USADA EM PROJETOS PAISAGÍSTICOS, PODE SER CULTIVADA ISOLADA OU EM GRUPO - O DESTAQUE, COMO ATESTAM AS FOTOS, É SEMPRE GARANTIDO.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PRANCHETA: JARDIM COND. RESIDENCIAL




PROJETO PARA JARDIM FRONTAL DE CONDOMÍNIO RESIDENCIAL, A PROPOSTA BASEIA-SE NA VALORIZAÇÃO DAS ESPÉCIES EXISTENTES E NA CRIAÇÃO DE ILHAS DE VEGETAÇÃO DELIMITADAS POR BANCOS DE ALVENARIA REVESTIDOS COM CERÂMICA 7X7 VERMELHA.
1. FICUS BENJAMIN EXISTENTE A SER PODADO EM FORMA DE BOLA
2. CANTEIRO DE LÍRIO DA PAZ
3. RENQUE DE MORÉIAS
4. ALAMANDA ROXA
5. SÁLVIA VERMELHA
6. DRACENA VERMELHA
7. CLÚSIA
8. TOPIARIA DE BUXINHO
9. TOPIARIA DE PINGO DE OURO
10. GRAMA ESMERALDA FORRANDO CANTEIRO ELIPSOIDAL RAMPADO
11. ÁRVORE NIM EXISTENTE
12. PALMEIRAS EXISTENTES
13. AGAVE EM VASOS GIGANTES DE CONCRETO MARGEIAM PORTÃO DE SAÍDA

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

FORRAÇÃO: GRAMA AMENDOIM



UMA PLANTA LEGUMINOSA CONHECIDA POR SUA BELA COBERTURA VERDE ESCURO, DE TEXTURA PECULIAR, E POR SUAS DELICADAS FLORES AMARELAS, A GRAMA AMENDOIM (ARACHIS REPENS) É MUITO USADA EM PASTAGENS GRAÇAS AO SEU ELEVADO VALOR NUTRITIVO.-DAÍ SEU APELIDO DE ADUBAÇÃO VERDE. POR SER RICA EM NITROGÊNIO, A ESPÉCIE É CAPAZ DE CORRIGIR A ACIDEZ DO SOLO.
O DESENVOLVIMENTO E REBROTE RÁPIDOS, ALIADOS À RAÍZES PROFUNDAS (30CM), A TORNAM IDEAL PARA O USO EM TALUDES. NÃO É INDICADA, CONTUDO, PARA ÁREAS DE PISOTEIO INTENSO - EMBORA SUPORTE BEM O PISOTEIO DE CÃES. SUA DENSA FOLHAGEM, PORÉM, IMPEDE QUE O SOLO RECEBA LUZ NATURAL, BLOQUEANDO ASSIM O SURGIMENTO DE ERVAS DANINHAS.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ESPECIAL: JARDIM DE PLÁSTICO RECICLÁVEL



A INSTALAÇÃO 'THOUSANDS SUNS', DA ARTISTA PLÁSTICA AMERICANA LIBBY HODGES É COMPOSTA POR 1000 GIRASSÓIS 'PLANTADOS' NO GRAMADO EM FRENTE A UM MUSEU DE GRAND RAPIDS, EM MICHIGAN -PARTE INTEGRANTE DE UM FESTIVAL ANUAL DE ARTE PROMOVIDO PELA CIDADE. A ARTISTA USOU 3000 GARRAFAS PLÁSTICAS PARA CONFECCIONAR AS FLORES -RECORTADAS, PINTADAS E COLADAS UMA A UMA.'QUIS MOSTRAR COMO OBJETOS DO COTIDIANO DAS PESSOAS PODEM SE TRANSFORMAR EM BELAS OBRAS DE ARTE', JUSTIFICA.
(FONTE: REVISTA VEJA SUSTENTABILIDADE)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FLORES: SÁLVIA ROXA / SÁLVIA FARINHEIRA




ORIGINÁRIA DOS EUA, A SÁLVIA FARINHENTA (SALVIA FARINACEAE) É UMA PLANTA DE PEQUENO PORTE, DE TEXTURA HERBÁCEA E MUITO FLORÍFERA -SUAS FLORES SÃO ERETAS, COM CÁLICE DE SUPERFÍCIE FARINHENTA E TONS QUE VÃO DO AZUL AO VIOLETA. PEDE SOL PLENO, SOLO FÉRTIL E ENRIQUECIDO COM MATÉRIA ORGÂNICA E REGAS REGULARES. APESAR DE PERENE DEVE SER TRATADA COMO, NO MÁXIMO, BIENAL POIS PERDE A BELEZA COM O TEMPO. USADA EM MACIÇO, ORIGINA UM BELO EFEITO VISUAL ...