quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ENTRE ASPAS: "SOBRE ÁRVORES E ARQUITETURA"




DA NATUREZA QUE NOS RODEIA, O ELEMENTO QUE FORMA PARTE ÍNTIMA DA ARQUITETURA É A ÁRVORE. DEVE-SE PENSAR NELA COMO UM COMPLEMENTO DA ARQUITETURA -OU UMA EXTENSÃO DELA MESMA.

A ÁRVORE É O MAIS ARQUITETÔNICO DOS ELEMENTOS DO REINO VEGETAL, JÁ QUE POSSUI ESTRUTURA,UMA COPA QUE FUNCIONA COMO COBERTA E UM ESPAÇO POR ELA DELIMITADO QUE DEVE ASSOCIAR-SE AOS AMBIENTES ARQUITETÔNICOS. NO CASO DE CASAS MODESTAS, DE SUPERFÍCIE COBERTA REDUZIDA, ESSA EXIGUIDADE ESPACIAL DEVE SER COMPLEMENTADA PROJETANDO-SE PARA O EXTERIOR OS AMBIENTES INTERIORES -OU SEJA, AMPLIANDO-OS MEDIANTE A INCORPORAÇÃO DE ESPAÇOS CRIADOS PELAS ÁRVORES. UMA SOLUÇÃO BARATA E AMPLAMENTE GRATIFICANTE, COMO ATESTAM OS HABITANTES DAS ZONAS TROPICAL E SUB-TROPICAL, PARA QUEM A SOMBRA DE UMA ÁRVORE É ALGO IMPAGÁVEL.

DA ÁRVORE DEVE-SE ESTUDAR SUAS DIMENSÕES: ALTURA, DIÂMETRO DA COPA, FOLHAGEM E TAMBÉM MODOS DE CORTE -QUE PODEM ORIGINAR DIFERENTES TIPOS DE ESPAÇOS, ENFATIZANDO SUA IMPORTÂNCIA COMO PROLONGAMENTO DOS ELEMENTOS INTERIORES DE UMA EDIFICAÇÃO.

A FORMA DE SE LOCALIZAR NA PAISAGEM É UM TRANSCENDER E TEM DISTINTAS MANEIRAS DE EFETIVAÇÃO: UM GREGO E UM ROMANO O FAZIAM DE FORMA ANTAGÔNICA -UNS RESPEITAVAM A TOPOGRAFIA DO LUGAR, ENQUANTO OS OUTROS CRIAVAM PLATAFORMAS ARTIFICIAIS. WRIGHT COSTUMAVA DIZER QUE UM EDIFÍCIO NUNCA DEVE COLOCAR-SE EM UM PICO DE LOMBADA, SEM ENVOLVÊ-LA COMO 'AS PESTANAS DO OLHO'. A VILLA ROTONDA, DE PALLADIO, POR SUA VEZ, ESTÁ FRANCAMENTE EDIFICADA SOBRE UMA ELEVAÇÃO.

UM EDIFÍCIO PODE IDENTIFICAR-SE, FUNDIR-SE COM A PAISAGEM -COMO NAS OBRAS DE FRANK LLOYD WRIGHT OU APARECEREM DESTACADOS, COMO ENTIDADES INDEPENDENTES, COMO NO CASO DA VILLA DE PALLADIO. DEVEM, CONTUDO, LEVAR EM CONTA A VEGETAÇÃO DO LUGAR, APROVEITÁ-LA, TIRAR PARTIDO DELA, MAS NUNCA IGNORÁ-LA. O ARBUSTO, AS ÁRVORES E AS FLORES SÃO COMPLEMENTOS NATURAIS DAS OBRAS DE ARQUITETURA.A ARQUITETURA É FEITA, SOBRETUDO, EM FUNÇÃO DO LUGAR E DO SEU CLIMA.
(EDUARDO SACRISTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário