quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DESTAQUE LÁ: JARDIM DE LUZ EM BATH




ENTUSIASTA DOS EFEITOS DA ILUMINAÇÃO, O ARTISTA BRITÂNICO BRUCE MUNRO CRIOU, COM MAIS DE 5000 LÂMPADAS COLORIDAS, O FIELD OF LIGHT -UM CAMPO DE FLORES FORMADO POR PONTOS DE LUZ. SUSTENTADAS POR HASTES DE ACRÍLICO, AS FONTES DE LUZ POSSUEM UMA SUPERFÍCIE FOSCA E SÃO CONECTADAS ENTRE SI POR CABOS ÓTICOS. ESSE CAMPO DE LUZ OCUPA O JARDIM DO MUSEU HOLBURNE, NA BELÍSSIMA CIDADE DE BATH, NO SUDOESTE INGLÊS. ABERTO A PARTIR DE 28 DE NOVEMBRO, FICARÁ EM EXPOSIÇÃO ATÉ 08 DE JANEIRO DE 2012, ILUMINANDO COM GRAÇA E BELEZA AS NOITES INVERNAIS...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TENDÊNCIA: JARDINS MÓVEIS




NUMA CONFIRMAÇÃO DA TENDÊNCIA DOS JARDINS PORTÁTEIS JÁ MOSTRADA AQUI COM O BACSAC FRANCÊS (JULHO/2011), QUATRO RECENTES PROPOSTAS DE DESIGNERS VISAM TORNAR O PAISAGISMO MAIS ACESSÍVEL, FOCANDO PRINCIPALMENTE NA MOBILIDADE DOS ANTEPAROS.

CRIAÇÃO DA DESIGNER NANCY WANG, A HORTA EM FORMA DE CARRINHO PERMITE QUE OS VASOS SEJAM REARRANJADOS POR ANDAR, CONFORME A NECESSIDADE DE CADA ESPÉCIE -ALÉM DE REAPROVEITAR A ÁGUA NÃO ABSORVIDA PELAS PLANTAS.

O VAGÃO JARDIM É UMA PROPOSTA DE JOE BADWIN PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DE CHICAGO, LEVANDO VERDE AONDE PREDOMINA O CINZA E A CONTEMPLAÇÃO AONDE PREDOMINA A PRESSA...

EM ISTAMBUL HÁ APENAS 6M2 DE VERDE PARA CADA 100 HABITANTES. PENSANDO NISSO, A EMPRESA GURSAN ERGIL RESOLVEU CRIAR O ROLLING GARDEN -UM TRAILER ABERTO COM UM BANCO, PLANTAS E FONTE QUE PODE SER TRANSPORTADO POR SEU DONO. A INSPIRAÇÃO É ANCESTRAL: VEM DO IMPÉRIO OTOMANO, QUANDO OS JARDINS ERAM MOVIMENTADOS PELA GUILDA DOS JARDINEIROS EM DATAS COMEMORATIVAS.

JÁ A HOLANDESA ANNEHEIN MEIER PROPÕE UMA COISA MAIS BÁSICA: UMA CARROÇA PUXADA POR UM TRATOR.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DESTAQUE CÁ: PARQUE DO COCÓ, FORTALEZA



CRIADO POR DECRETO EM 1989, O PARQUE DO COCÓ JAMAIS FOI OFICIALIZADO. EXISTE DE FATO, MAS NÃO DE DIREITO. O PRÓPRIO TAMANHO DA ÁREA VERDE QUE SE FORMA AO REDOR DO RIO QUE NASCE EM PACATUBA E CORRE CERCA DE 50KM ATÉ DESAGUAR NO MAR É UMA ICÓGNITA. A ÁREA ATUAL SERIA DE 1.046,28 HECTARES, COM UMA PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO PARA 1.204,66 HECTARES. A IDEIA É LIMITAR O PERÍMETRO DO PARQUE À ÁREA DE PROTEÇÃO PERMANENTE (APP) JÁ EXISTENTE, QUE CORRESPONDERIA A 90% DA REGIÃO -DEIXANDO DE FORA TRECHOS JÁ OCUPADOS POR EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS.

O COCÓ NÃO É UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO(UC) ESTADUAL RECONHECIDA PELO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. PARA TANTO, SERIA CRIADA UMA ZONA DE AMORTECIMENTO -UMA EXIGÊNCIA DA LEGISLAÇÃO FEDERAL- QUE ENVOLVERIA CUSTOS ABSURDOS EM DESAPROPRIAÇÃO ENVOLVENDO BAIRROS COMO PAPICU E CASTELÃO, ÁREAS URBANAS CONSOLIDADAS.

POLÊMICAS RECENTES ENVOLVERAM A MUDANÇA DE CLASSIFICAÇÃO DA ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO (ARIE) DAS DUNAS DO COCÓ NO PLANO DIRETOR DE FORTALEZA E A PROPOSTA DE REDEFINIÇÃO DE UM TERRENO DEGRADADO JUNTO AO PARQUE, POSSIBILITANTO CONSTRUÇÕES NO LOCAL. A SOCIEDADE MANIFESTOU-SE E TAIS PROPOSTAS FORAM VETADAS. É PRECISO EXIGIR MAIS: O GOVERNO DESAPROPRIA ÁREAS PARA USINA SIDERÚRGICA, REFINARIA PREMIUM E PARQUES EÓLICOS MAS NÃO TEM DINHEIRO PARA AMPLIAR OS LIMITES DO PARQUE!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ESPECIAL: MOSTRAS DE DECORAÇÃO 2011 -PARTE 2











ALGUNS DESTAQUES DAS MOSTRAS DE DECORAÇÃO RELIZADAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011.
- CASA COR PARÁ:
1. BANHEIRO PÚBLICO MASCULINO -O JARDIM VERTICAL COMPÕE COM O SOFISTICADO MIX DE MATERIAIS USADOS: PASTILHAS DE MADREPÉROLA E MÁRMORE TRAVERTINO LEVIGADO.
2. COZINHA GOURMET : DETALHE PARA A HORTA INCORPORADA À PROPOSTA.

-CASA COR CHILE:
1. PAISAJISMO BAR E SEU JARDIM DE VASOS.
2. GRAN TERRAZA E SEU JARDIM VERTICAL.
3. PEQUEÑO JARDIM FRANCÉS.

-CASA COR BAHIA:
1. BANHEIRO MASCULINO: JARDIM VERTICAL.

-CASA COR BRASÍLIA:
1. HALL DO COLECIONADOR E SALA DE JANTAR: JARDIM VERTICAL COM SAMAMBAIAS E ORQUÍDEAS.
2. JARDIM DA FAMÍLIA.
3. PRAÇA DO ARTISTA.