quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CAATINGA: CACTO CANDELABRO



APESAR DA APARÊNCIA E DO NOME, O CACTO CANDELABRO NÃO É UM CACTO: A VARIEDADE EUPHORBIA INGENS NÃO PERTENCE A FAMÍLIA CACTACEAE -É UM EUPHORBIACEAE. ORIGINÁRIO DA ÁFRICA DO SUL, TEM O NOME DERIVADO DAS RAMIFICAÇÕES QUE BROTAM DE SEU CAULE SUCULENTO COM ESPINHOS E PEQUENAS FOLHAS. QUANDO PLANTADO NO SOLO, PODE ALCANÇAR 10M DE ALTURA. EM AMBIENTE INTERNO PEDE REGA MENSAL POIS NÃO SUPORTA ÁGUA PARADA. BELO E VIGOROSO, É TAMBÉM RESISTENTE AOS INSETOS.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ESCULTÓRICA: GUAIMBÊS


PLANTA ARBUSTIVA, SEMI-LENHOSA, DE FOLHAGEM EXTREMAMENTE ORNAMENTAL,O GUAIMBÊ (PHILODENDRUM BIPINNATIFIDIUM) POSSUE FLORES SEM MUITO VALOR DECORATIVO. CULTIVADO EM VASOS, ISOLADAMENTE OU EM GRUPOS FORMANDO MACIÇOS, PEDE MEIA-SOMBRA OU SOL PLENO. COM A IDADE, FORMAM-SE DIVERSAS BROTAÇÕES NO CAULE, COMO UMA TOUCEIRA.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

MOBILIÁRIO: COLEÇÃO TIDELLI 2012







A COLEÇÃO 2012 DA TIDELLI, MARCA LÍDER NO MERCADO NACIONAL DE MOBILIÁRIO PARA ÁREAS EXTERNAS, AGREGA NOVOS MATERIAIS ÀS PEÇAS : O CORIAN E A CORDA NÁUTICA. AS RESISTENTES CORDAS GANHAM USO INUSITADO EM PEÇAS COMO A POLTRONA E O FAMILY OFFICE DA LINHA ESCUNA, NA CHAISE WOOD CORDA (UMA RELEITURA DA BÁSICA ESPREGUIÇADEIRA DE PRAIA), NO TAMBORETE FUSION (COM TAMPO DE CORIAN) OU NA CADEIRA TULIPA E NA POLTRONA DE BALANÇO MARINA -UMA FELIZ REINTERPRETAÇÃO DAS PEÇAS FEITAS COM SPAGUETTI DOS ANOS 60.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ADORNO: VASOS ART BY ZANINI DE ZANINE



PRODUZIDOS PELA CARIOCA PUNCH DESIGN, UMA MARCA BRASILEIRA COMPROMETIDA COM O DESIGN, A INOVAÇÃO, A DURABILIDADE E A SUSTENTABILIDADE, OS VASOS SÃO FEITOS DE PLÁSTICO RECICLÁVEL USANDO A TECNOLOGIA DA ROTOMOLDAGEM. BONITOS E DIFERENCIADOS, A LINHA KONY TEM O FORMATO CURVO, ENQUANTO A LINHA ART GANHA CONTORNOS RETILÍNEOS ASSIMÉTRICOS -PROJETO DO DESIGNER ZANINI DE ZANINE.

sábado, 24 de setembro de 2011

COLORIDAS: ABACAXI ORNAMENTAL




UM TIPO DE BROMÉLIA MUITO RÚSTICA, O ABACAXI ORNAMENTAL (ANANAS BRACTEATUS) É UM 'ABACAXI' DE PEQUENO PORTE (5CM) COM UMA HASTE LONGA QUE OFERECE VÁRIAS POSSIBILIDADES DECORATIVAS. AS FOLHAS SÃO VERDES, ALONGADAS E COM ESPINHOS NAS BORDAS ENQUANTO OS FRUTOS SÃO AVERMELHADOS. DADA A SUA AGRESSIVIDADE, É USADO PARA DELIMITAR ÁREAS -SEJA ISOLADAMENTE OU EM COMPOSIÇÃO- EVITANDO A APROXIMAÇÃO DE PEQUENOS ANIMAIS. PEDE MEIA-SOMBRA, SOLO FÉRTIL, LEVE E ENRIQUECIDO DE MATÉRIA ORGÂNICA -ALÉM DE REGAS REGULARES.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PENDENTE: SAMAMBAIA


AS SAMAMBAIAS (NEPHROLEPSIS PLYPODIUM) EXISTEM HÁ 9 MILHÕES DE ANOS, BEM ANTES, PORTANTO, DO SURGIMENTO DAS PLANTAS COM FLORES -ELAS SE PROPAGAM POR MEIO DE ESPOROS OU PELA DIVISÃO DE SEUS RIZOMAS. UMA CARACTERÍSTICA QUE SE MANTÉM INERENTE Á ESPÉCIE É SUA PREFERÊNCIA POR LOCAIS SOMBREADOS. A MAIOR PARTE DOS GÊNEROS DIFUNDIDOS ATUALMENTE SÃO TROPICAIS, DESTACANDO-SE A POLYPODIUM E A PLATYCCERIUM. O VENTO É UM DE SEUS MAIORES INIMIGOS, CAUSANDO A 'QUEIMA' DAS FOLHAS MAIS JOVENS E A PERDA DE ÁGUA POR EVAPORAÇÃO -AS REGAS, POR SINAL, DEVEM SER ABUNDANTES, INCLUINDO MESMO CHUVISCO SOBRE AS FOLHAGENS.

USADO AO EXTREMO NOS ANOS 70/80 COMO PRINCIPAL ESPÉCIE DOS ONIPRESENTES JARDINS-DE-INVERNO, A BELA ESPÉCIE VOLTA À MODA COMO PROTAGONISTA MAIS USUAL DOS JARDINS VERTICAIS -A ONDA DA VEZ. AO CONTRÁRIO DO EXCESSO DE ESPAÇO DE ENTÃO, CONTUDO, BUSCA-SE UM MAIOR CONTATO COM A NATUREZA EM ESPAÇOS CADA VEZ MAIS EXÍGUOS.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DESTAQUE LÁ: HIGH LINE PARK -FASE 2, NYC









FOTOS DA SEGUNDA FASE DO HIGH LINE PARK, INAUGURADO EM JUNHO PASSADO, E QUE ESTENDEU O PARQUE ELEVADO ATÉ A ALTURA DA RUA 30. A TERCEIRA ETAPA, QUE VAI ATÉ O JACOB JAVITS CONVENTION CENTER, AINDA VAI DEMORAR - A INAUGURAÇÃO ESTÁ PREVISTA PARA 2015! (VER POSTAGEM ANTERIOR EM 'DESTAQUE')

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ORQUÍDEA: ORQUÍDEA CHUVA-DE-OURO



A ONCIDIUM VARICOSUM É UMA ESPÉCIE RECENTE, DE 1990, NASCIDA DO RESULTADO DE VÁRIOS CRUZAMENTOS DE ONCIDIUNS -O QUE EXPLICA A POSSIBILIDADE DE MAIS DE UMA FLORAÇÃO ANUAL. É EXATAMENTE A GARANTIA DE FLORAÇÃO, A BELEZA E A DURABILIDADE QUE CARACTERIZAM A ORQUÍDEA CHUVA-DE-OURO E JUSTIFICAM SUA ÓTIMA ACEITAÇÃO. UMA TENDÊNCIA ATUAL É USÁ-LAS PRESAS ÀS ÁRVORES OU EM JARDINS VERTICAIS, SOBRE PLACAS DE XAXIM ADUBADAS. TANTO EM VASOS COMO SUSPENSAS, CONTUDO, A REGA E A ADUBAÇÃO DEVEM SER FREQUENTES.