terça-feira, 31 de maio de 2011

PRANCHETA: RESIDÊNCIA PAROQUIAL





NO PROJETO DE REFORMA DE UMA RESIDÊNCIA PAROQUIAL, O PEQUENO PÁTIO FRONTAL CONVERTEU-SE EM JARDIM COM UM TAPETE DE GRAMA ESMERALDA (2), EMOLDURANDO UMA PALMEIRA RÁPIS. PARA DAR PRIVACIDADE, UMA CERCA VERDE DE CIPESTRE (1) JUNTO AO GRADIL DE ALUMÍNIO.

NO JARDIM INTERNO CRIADO PARA VENTILAR E ILUMINAR DUAS SUÍTES, A OPÇÃO FOI POR UM JOGO DE VOLUMES COM AGAVES (3), SOBRE BASE DE PEDRISCO DE MÁRMORE, EM CONTRAPONTO AO TOM AMARELO DAS PAREDES.

NO PÁTIO POSTERIOR, A REFORMA INCLUI A CRIAÇÃO DE ÁREA GRAMADA (2), DESTACANDO A JARDINEIRA ELEVADA REVESTIDA EM PEDRA CARIRI -DE ONDE PENDERÃO RIPSÁLIS (6). POR TRÁS, COBRINDO A EMPENA LATERAL DO VIZINHO, HERA (5). NO CANTEIRO CONTORNADO POR BANCOS DE ALVENARIA, TAMBÉM REVESTIDOS EM PEDRA CARIRI, SERÁ PLANTADA UM ÁRVORE, NIM (4), PARA AMENIZAR A INSOLAÇÃO NO PERÍODO DA TARDE. SOB ELE, RENQUE DE ANTÚRIOS (7).

O PAVILHÃO NO LIMITE DO LOTE CONCENTRA A CAPELA E A ÁREA DE SERVIÇO E GANHARÁ UMA PAREDE DIVISÓRIA VAZADA DE COBOGÓS (NUM RENDILHADO DE MODELOS DIFERENTES), UMA MARQUISE DE CONCRETO E UM CANTEIRO DE LÍRIOS-DA-PAZ (8). JÁ A FRONDOSA ÁRVORE QUE DOMINA A PRESPECTIVA É UMA MANGUEIRA PERTENCENTE AO TERRENO VIZINHO.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESPECIAL: MOSTRAS DE DECORAÇÃO 2011/1







ALGUNS PROJETOS DE PAISAGISMO OU COM ELEMENTOS PAISAGÍSTICOS DAS PRIMEIRAS MOSTRAS DE DECORAÇÃO DE 2011.

1. BANHEIRO PÚBLICO UNISSEX: ARQTA. MAYRA LOPES NA CASA COR SÃO PAULO.
VASOS DE PLANTAS ACOMODADOS NO PAINEL DE CHAPAS ONDULADAS DE COBRE E TAPETE DE FOLHAS SECAS SOB O PISO DE VIDRO.

2. JARDIM DAS FLORES: ARQTA. GIGI MONTEIRO NA CASA COR SÃO PAULO.
A GRANDE ESTANTE DE PEROBA DE DEMOLIÇÃO FUNCIONA COMO UM JARDIM VERTICAL -SAMAMBAIAIS, ÉRICAS E TUIAS-PAVÃO PREENCHEM OS NICHOS, JUNTAMENTE COM OBJETOS PATINADOS PELO TEMPO: TELHAS, TIJOLOS, PÁS, MALAS...

3. QUINTAL DA CASA: ARQTAS. ANDRÉA HERMES SILVA E TATIANA FILOMENO NA CASA COR SANTA CATARINA.
O PAINEL GRAFITADO CONTRASTA COM O JARDIM VERTICAL DE SAMAMBAIAS E COM AS POLTRONAS VERMELHAS.

4. LOUNGE DE CONTEMPLAÇÃO: ARQTOS LARA FERRO E RENATO TEIXEIRA NA CASA COR MARANHÃO

5. PRAÇA DO PERGOLADO: ARQT. MÔNICA RIO VERDE NA CASA COR KIDS.

6. JARDIM DA ESTAÇÃO: ARQTA. MARIA DELMANTO E PAISAGISTA RENATO PÁTEO NA CAMPINAS DECOR.
PARA VIABILIZAR O PROJETO EM UMA PLATAFORMA DE TREM COM FOSSO E TRILHO, CRIOU-SE UM SOLO A SER TRABALHADO -UMA ELEVAÇÃO DE 30CM QUE PERMITIU A INSTALAÇÃO DE FLOREIRAS E 4 QUEDAS D'ÁGUA. OS DORMENTES E BANCOS RETANGULARES E QUADRADOS DE MADEIRA CERTIFICADA COMPLEMENTAM A PROPOSTA.

sábado, 28 de maio de 2011

DESTAQUE LÁ: HIGH LINE PARK, NYC












INICIADA EM 2006, A TRANSFORMAÇÃO DE UMA DESATIVADA LINHA ELEVADA DE TRENS DE CARGAS TROUXE RENOVAÇÃO À ÁREA DE WEST CHELSEA, EM NOVA YORK. PROJETO DOS ARQUITETOS JAMES CORNER FIELD OPERATIONS & DILLER SCOFIDIO + RENFRO, O DESAFIO FOI RESISTIR À TENTAÇÃO DE FAZER COISA DEMAIS. "NÓS PROTEGEMOS A HIGH LINE DA ARQUITETURA -A IDÉIA ERA RETER A SINGULARIDADE DO ESPAÇO, CAPTURANDO SEU CHARME PÓS-INDUSTRIAL", DISSE RICARDO SCOFIDIO.

O MOMENTO DECISIVO NA LONGA BATALHA PARA SALVAR O ELEVADO OCORREU EM 2001, QUANDO JOEL STERNFELD PUBLICOU FOTOS DA ESTRUTURA TIRADAS NO ANO ANTERIOR. A TOCANTE BELEZA DA VEGETAÇÃO SELVAGEM CRESCENDO NA ESTRUTURA NO MEIO DA CIDADE DESPERTOU A IMAGINAÇÃO DA POPULAÇÃO E AJUDOU A ANGARIAR APOIO PARA O PROJETO. QUE, ACERTADAMENTE, MANTEVE ESSE ESPÍRITO: ALGUMAS DAS ESPÉCIES SELVAGENS (O POPULAR 'MATO') FORAM INCORPORADAS À PROPOSTA, JUNTO COM UMA SELEÇÃO DE PLANTAS QUE FLORESCERÃO EM DIFERENTES ÉPOCAS DO ANO (PAISAGISMO DE PIET OUDOLF). ESSE MIX DE VEGETAÇÃO E MOBILIÁRIO URBANO, DELINEANDO UM TAPETE VERDE CONTÍNUO, GANHOU DOS ARQUITETOS O NOME DE 'AGRI-TECTURE'...

ENTRE AS PEÇAS DE MOBILIÁRIO URBANO CRIADAS PARA O PARQUE, DESTAQUE PARA AS CHAISE-LONGUES DE MADEIRA QUE CORREM SOBRE OS ANTIGOS TRILHOS, DEFININDO À AREA DESTINADA AO BANHO DE SOL; OU A JANELA QUE SE ABRE SOBRE A RUA 17, COM DIREITO A ARQUIBANCADA PARA OBSERVAÇÃO DO TRÁFICO -OU AINDA AS PLACAS RETILÍNEAS DE CONCRETO DO PISO, QUE SE ELEVAM DO CHÃO E TRANSFORMAM-SE EM BANCOS..."A MAIORIA DOS PARQUES PROMOVE UMA ESCAPADA DA CIDADE, MAS ESTE TE COLOCA NO MEIO DELA", RESUME SOCOFIDIO.

COM A SEGUNDA FASE DO PROJETO EM VIAS DE SER INAUGURADA, O RESULTADO SALTA AOS OLHOS. TODA A ÁREA DO ENTORNO SOFREU VALORIZAÇÃO E UMA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
LIMITA OS PONTOS ONDE OS INCORPORADORES PODEM TOCAR A VIA PARQUE (COMO NO STANDARD HOTEL) -O OBJETIVO É MANTER AS VISUAIS LIVRES, EVITANDO QUE FIQUE ESPREMIDA ENTRE FUTURAS EDIFICAÇÕES. TAMBÉM FOI INCENTIVADO O USO RESIDENCIAL. COM TAIS ATRATIVOS, A LISTA DE PROJETOS PREVISTOS É LONGA E INCLUI NOMES COMO JEAN NOUVEL, FRANK GEHRY, RICHARD RODGERS, ROBERT STERN E RENZO PIANO -CUJO PROJETO PARA A NOVA SEDE DO WHITNEY MUSEUM COMEÇOU A SAIR DO PAPEL. SITUADO JUNTO A ENTRADA DO PARQUE, NO MEATPACKING DISTRICT, O PRÉDIO DE DESIGN ASSIMÉTRICO CUSTARÁ 720 MILHÕES DE DÓLARES E TEM INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA 2015. ATÉ LÁ, A TERCEIRA E ÚLTIMA ETAPA DA HIGH LINE, QUE VAI DA RUA 30 ATÉ O JACOB JAVITS CONVENTION CENTER, TAMBÉM ESTARÁ CONCLUÍDA.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ESCULTÓRICA: AVELÓS


DE ORIGEM AFRICANA, O AVELÓS (EUPHORBIA TIRUCALLI) É UM ARBUSTO DE ATÉ 5M DE ALTURA, FORMA IRREGULAR DE BASE LENHOSA E INTENSAMENTE RAMIFICADO. OS RAMOS SÃO FILIFORMES E AS FOLHAS, PEQUENAS E EM POUCA QUANTIDADE, PASSAM DESPERCEBIDAS. O EFEITO PLÁSTICO DA MALHA RAMIFICADA É EXATAMENTE O QUE A DESTACA COMO UMA ESPÉCIE ESCULTÓRICA. PLANTA XERÓFITA,É INDICADA PARA JARDINS ROCHOSOS E ÁREAS SECAS.

ALÉM DA BELEZA,É UMA PLANTA QUE TEM PROPRIEDADES ANTICARCINOGÊNICAS, ANTIASMÁTICAS, ANTIESPASMÓDICAS, ANTIBIÓTICAS, ANTIBACTERICIDAS, ANTIVIRÓTICAS, FUNGICIDAS E EXPECTORANTES -ALÉM DE PURGATIVO E ANTI-SIFILÍTICO. A PARTE MAIS USADA É O LÁTEX, QUE PURO IRRITA A PELE E PODE CAUSAR HEMORRAGIA E CEGUEIRA -POR ISSO É CONTRAINDICADA PARA LOCAIS COM ANIMAIS OU CRIANÇAS. DILUÍDO EM ÁGUA, CONTUDO, É A NOVA PROMESSA DA MEDICINA NATURAL CONTRA O CÂNCER...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

FLORES TROPICAIS: ESTRELÍTZIA OU AVE-DO-PARAÍSO



ORIGINÁRIA DA ÁFRICA DO SUL, A HERBÁCEA ESTRELÍTZIA (STRELITZIA REGINAE -EM HOMENAGEM À RAINHA SOFIA CARLOTA, ESPOSA DO REI JORGE III DA INGLATERRA), É ENTOUCEIRADA, RIZOMATOSA E APRESENTA FOLHAS RIJAS E CORIÁCEAS MUITO ORNAMENTAIS. A FLORAÇÃO É MAIS INTENSA NO VERÃO: A ESPATA É O BICO E SERVE DE BAINHA PARA AS FLORES ALARANJADAS, COM ANTENAS E ESTIGMAS AZUIS, EM FORMA DE FLECHA. IDEAL PARA USO EM TOUCEIRAS, SE ADEQUA BEM AO LITORAL POR TOLERAR O VENTO E A SALINIDADE DO SOLO.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ADORNO: SKY PLANTER



À PRIMEIRA VISTA O SKY PLANTER DO ESTUDIO BOSKKE É ABSURDAMENTE SIMPLES -EMBORA NÃO CONVENCIONAL: UM VASO PARA PLANTAS FIXADO DE CABEÇA PARA BAIXO! UMA ANÁLISE MAIS ACURADA DO DESIGN DE PATRICK MORRIS, CONTUDO, REVELA DETALHES INTERESSANTES: O SISTEMA INTERNO DE IRRIGAÇÃO LEVA A ÁGUA DIRETAMENTE ÀS RAÍZES, EVITANDO PERDAS POR VAZAMENTO OU EVAPORAÇÃO -O QUE SIGNIFICA O USO DE 90% MENOS ÁGUA QUE EM UM VASO COMUM. ELE TAMBÉM MANTÉM A TERRA PRESA, EVITANDO SUJEIRA, E REDUZ A NECESSIDADE DE UMA OU, NO MÁXIMO, DUAS, REGAS MENSAIS. SE A FALTA DE ESPAÇO E TEMPO PARA CUIDAR DAS PLANTAS ERA A DESCULPA PARA NÃO TÊ-LAS, É BOM COMEÇAR A PENSAR EM OUTRAS ...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PROJETO: PÁTIO COM PERGOLADO





A NECESSIDADE DE UMA ÁREA COBERTA PARA OS CARROS LEVOU Á CRIAÇÃO DE UM PERGOLADO DE MADEIRA NO PÁTIO FRONTAL DESSA RESIDÊNCIA. COM BORDA FRONTAL CURVILÍNEA, O PERGOLADO EM MASSARANDUBA ADEQUOU-SE PERFEITAMENTE À IDÉIA DE UM PÁTIO DE INSPIRAÇÃO TOSCANA. O SOMBREAMENTO SERÁ DADO POR ALAMANDAS, PLANTADAS EM VASOS DISPOSTOS SOBRE O PISO DE PEDRA PORTUGUESA -ALIADAS À TELHAS TRANSLÚCIDAS VERDES. VASOS DE ARECA-BAMBU, JÁ EXISTENTES, FORAM RECUPERADOS E REPOSICIONADOS. O CANTEIRO FRONTAL DA CASA FOI PREENCHIDO COM ARBUSTOS DE PINGO DE OURO. JÁ NO CANTEIRO LATERAL LESTE, RENQUES DE ESTRELÍTZIA ACOMPANHAM O MURO. JUNTO À VARANDA DA ENTRADA, UMA PALMEIRA RÁPIS PLANTADA NO SOLO É EMOLDURADA PELO GRADIL DE FERRO BATIDO DA ANTIGA CASA DA MÃE DA PROPRIETÁRIA. O TOM TERRACOTA DAS PAREDES E O PRETO DO GRADIL VALORIZAM OS TONS DE VERDE DAS ESPÉCIES...

terça-feira, 3 de maio de 2011

CAATINGA: UMBUZEIRO



ÁRVORE DE 4-7M DE ALTURA, DE COPA BAIXA E BASTANTE RAMIFICADA, O UMBUZEIRO (SPONDIAS TUBEROSA ARRUDA) É MUITO CULTIVADA EM TODO O NORDESTE PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOS E PARA O FORNECIMENTO DE SOMBRA.
COM TRONCO CURTO E RETORCIDO, DE 40-60CM DE DIÂMETRO E REVESTIDO POR CASCA LISA. É UMA MADEIRA LEVE, MOLE, FÁCIL DE TRABALHAR E DE BAIXA DURABILIDADE NATURAL -COSTUMA SER EMPREGADA NAS OBRAS INTERNAS, EM CAIXOTARIA E NO FABRICO DE PASTA CELULÓSICA.
TEM FLORES BRANCAS E AROMÁTICAS E FRUTO AMARELO-ESVERDEADO. A POLPA É BRANCO-ESVERDEADA, MOLE , SUCULENTA, DE SABOR AGRIDOCE AGRADÁVEL. DE MANEIRA GERAL OS PERÍODOS DE FLORAÇÃO E MATURAÇÃO DOS FRUTOS SÃO, RESPECTIVAMENTE, SETEMBRO-DEZEMBRO E JANEIRO-FEVEREIRO.
NA BELA DEFINIÇÃO DE EUCLIDES DA CUNHA, EM 'OS SERTÕES'(1901):" É A ÁRVORE SAGRADA DO SERTÃO. SÓCIA FIEL DAS RÁPIDAS HORAS FELIZES E LONGOS DIAS AMARGOS DOS VAQUEIROS. REPRESENTA O MAIS FRISANTE EXEMPLO DE ADAPTAÇÃO DA FLORA SERTANEJA.
SE NÃO EXISTISSE O UMBUZEIRO AQUELE TRATO DE SERTÃO, TÃO ESTÉRIL QUE NELE ESCASSEIAM OS CARNAUBAIS TÃO PROVIDENCIALMENTE DISPERSOS NOS QUE O CONVIZINHAM ATÉ AO CEARÁ, ESTARIA DESPOVOADO.
ALIMENTA-O E MITIGA-LHE A SEDE. ABRE-LHE O SEIO ACARICIADOR E AMIGO, ONDE OS RAMOS RECURVOS E ENTRELAÇADOS PARECEM DE PROPÓSITO FEITOS PARA A ARMAÇÃO DAS REDES BAMBOANTES. E AO CHEGAREM OS TEMPOS FELIZES DÁ-LHES OS FRUTOS DE SABOR ESQUISITO PARA O PREPARO DA UMBUZADA TRADICIONAL."

segunda-feira, 2 de maio de 2011

MOBILIÁRIO: BANCO XIQUE-XIQUE



COM UM DIFERENCIADO FORMATO DE CACTO, A ESTRUTURA DA PEÇA É BASEADA NA FASE INICIAL DE CRESCIMENTO DA ESPÉCIE. A PARTIR DE UMA PROPOSTA ECOLÓGICA, O BANCO É FABRICADO POR MEIO DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE MADEIRA DA REGIÃO DA PARAÍBA. DESIGNERS: SÉRGIO J. MATTOS E CYRO VISGUEIRO.