quarta-feira, 27 de abril de 2011

MOBILIÁRIO: BANCO DE JARDIM COM RODA


PARECE UMA PEÇA SAÍDA DE ALGUM DESENHO ANIMADO, MAS O MOBILE BENCH DO DESIGNER ROGIER MARTENS PARA A HOLANDESA WELTEVREE ESTEVE PRESENTE NA ÚLTIMA FEIRA DE MILÃO - UM A SOLUÇÃO QUE ALIA LUDICIDADE, PRATICIDADE (PODE HAVER MELHOR JEITO DE MOVER UM BANCO DE JARDIM?) E, CLARO, BOM HUMOR.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

DESTAQUE LÁ: SERPENTINE GALLERY 2011



PROJETO DE PETER ZUMTHOR PARA O PAVILHÃO ANUAL DA SERPENTINE GALLERY, A SER ERGUIDO NO HYDE PARK DE LONDRES. ZUMTHOR TRABALHOU COM O CONCEITO DE 'HORTUS CONCLUSUS' (UM JARDIM SECRETO EM MEIO A UM JARDIM), CONTANDO COM A COLABORAÇÃO DO ARQUITETO PAISAGISTA HOLANDÊS PIET DUDOLF, RESPONSÁVEL PELO A HIGH LINE DE NOVA YORK.

O JARDIM, PORTANTO, SERÁ O PONTO FOCAL DO EDIFÍCIO COM ÁTRIO CENTRAL, PENSADO PARA SER UM RETIRO ENCLAUSURADO, ISOLADO DO BURBURINHO DA CIDADE AO REDOR. OS VISITANTES PERCORRERÃO CORREDORES, MOVENDO-SE DO ESPAÇO ESCURO, SOMBREADO, PARA O PÁTIO FLORIDO E FARTAMENTE ILUMINADO."A EXPERIÊNCIA SERÁ INTENSA E MEMORÁVEL, COMO SERÃO TAMBÉM OS MATERIAIS -REPLETOS DE MEMÓRIA E MARCADOS PELO TEMPO"- DIZ O ARQUITETO.

O PAVILHÃO SERÁ A PRIMEIRA EDIFICAÇÃO DO GANHADOR DO PRITZKER PRIZE DE 2009 NO REINO UNIDO -E FICARÁ ABERTO AO PÚBLICO ENTRE JULHO E OUTUBRO DE 2011. COMO UMA DAS MAIS AGUARDADAS ATRAÇÕES DO VERÃO LONDRINO, CONTUDO, DIFICILMENTE PODERÁ SER CLASSIFICADO DE 'SECRETO'...

LIVRO: 'ARTE & PAISAGEM' DE ROBERTO BURLE MARX


REÚNE TEXTOS INÉDITOS DO PAISAGISTA QUE INAUGUROU A TRADIÇÃO DO JARDIM BRASILEIRO. A ORGANIZAÇÃO DO VOLUME FICOU A CARGO DO ARQUITETO JOSÉ TABACOW QUE, POR TRÊS DÉCADAS, TRABALHOU COM BURLE MARX (1909-1994).
SÃO 224 PÁGINAS ILUSTRADAS COM 130 FOTOS -AO CUSTO DE R$ 148,00.

terça-feira, 19 de abril de 2011

PRANCHETA: INDÚSTRIA DE CARCINICULTURA


O PROJETO DE PAISAGISMO PROPOSTO PARA O JARDIM FRONTAL DA UNIDADE INDUSTRIAL DE BENEFICIAMENTO DE CAMARÕES E PESCADOS BASEOU-SE NO BAIXO CUSTO -TANTO INICIAL QUANTO DE MANUTENÇÃO. NOS CANTEIROS QUE FLANQUEIAM A ENTRADA PRINCIPAL DA EMPRESA, PROTEGIDA POR UMA MARQUISE DE ALUMÍNIO, RENQUES DE CLÚSIA FORMARÃO UM VOLUME MONOCROMÁTICO DESTACANDO A BELEZA DAS FOLHAS DO ARBUSTO.

AO LONGO DA FACHADA COM BRISES DO GALPÃO INDUSTRIAL, VOLTADA PARA O POENTE, A OPÇÃO FOI O USO DO AGAVE -FORMANDO UM RENQUE CONTÍNUO QUE IMPEDIRÁ A APROXIMAÇÃO DE PEQUENOS ANIMAIS ALÉM DE CONTRABALANÇAR A HORIZONTALIDADE DO VOLUME COM AS HASTES FLORIDAS DA AGAVE ADULTA. PARA SOMBREAMENTO DA FACHADA E DO ESTACIONAMENTO SERÃO PLANTADAS MUDAS DE NIM, UM ÁRVORE DE CRESCIMENTO RÁPIDO E FOLHAGEM COM PROPRIEDADES
INSENTICIDAS. NA FORRAGEM DOS DEMAIS CANTEIROS, GRAMA ESMERALDA.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ÁRVORE: JASMIM-MANGA


O JASMIM-MANGA (PLUMERIA RUBERA) É UMA ÁRVORE DE CAULE E RAMOS ROBUSTOS; FOLHAS GRANDES, LARGAS E BRILHANTES E FLORES PERFUMADAS DE DIVERSAS CORES, EM NUANCES DE BRANCO, AMARELO, ROSA, SALMÃO E VINHO. DEVEM SER CULTIVADAS EM PLENO SOL, EM SOLO FÉRTIL, LEVE E BEM DRENADO. POR CONTA DO ACENTUADO PERFUME, DEVE-SE EVITAR O USO PRÓXIMO À DORMITÓRIOS.

TREPADEIRA: FALSA-VINHA


BELA OPÇÃO PARA FORRAR AS PAREDES, A FALSA-VINHA OU HERA-JAPONESA (PARTHENOCISSUS TRICUSPIDATA) É UMA TREPADEIRA DE CRESCIMENTO RÁPIDO E DE FÁCIL FIXAÇÃO EM QUALQUER TIPO DE SUPERFÍCIE. SUAS FOLHAS, PARECIDAS COM AS DAS PARREIRAS, NASCEM EM 3 TAMANHOS DIFERENTES, DANDO UM VISUAL INTERESSANTE À PLANTA.
AS FOLHAS, POR SINAL, VARIAM DE TONALIDADE CONFORME A ESTAÇÃO. NO VERÃO, SÃO VERDE-BRILHANTE E PROTEGEM AS CONSTRUÇÕES DO CALOR EXCESSIVO. COM A CHEGADA DO OUTONO, GANHAM TONALIDADES AVERMELHADAS E AMARELADAS, NUM BELÍSSIMO EFEITO CROMÁTICO. NO INVERNO, CAEM POR COMPLETO.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

USO INTERNO: JARDIM DA COZINHA


O ESPAÇO ENTRE A COZINHA E O ANEXO DA CASA FOI TRANSFORMADO EM UMA ESPÉCIE DE JARDIM DE INVERNO, FAVORECENDO A ILUMINAÇÃO E A VENTILAÇÃO NATURAIS NO AMBIENTE. PARA COBRIR A PAREDE, FOI ESCOLHIDA A TREPADEIRA FALSA-VINHA, PLANTADA EM VASOS ENTERRADOS NO SOLO. TAMBÉM EM VASOS ESTÃO ALGUNS EXEMPLARES DE PALMEIRA ARECA-BAMBU, PARA DAR VOLUME NA PARTE INFERIOR. SOB A JANELA, CANTEIROS ELEVADOS SERÃO CULTIVADOS COM ERVAS E CONDIMENTOS, ATENDENDO AO DESEJO DA PROPRIETÁRIA. COM CIRCULAÇÃO CENTRAL EM PEDRA CARIRI, OS CANTEIROS LATERAIS RECEBERAM ARGILA EXPANDIDA COMO ACABAMENTO.

terça-feira, 5 de abril de 2011

PALMEIRA: COQUEIRO-DA-BAÍA



ASSOCIADA À PAISAGEM LITORÂNEA,O COQUEIRO-DA-BAÍA (COCOS NUCIFERA) É A PALMEIRA DE MAIOR IMPORTÂNCIA ECONÔMICA EM TODO O MUNDO. A ÁRVORE É TODA APROVEITADA: TRONCO, FOLHAS, COCO, POLPA E ÁGUA. ATINGE ALTURAS DE 10 A 20M (PODE CHEGAR ATÉ 30M!), COM TRONCOS DE DIÂMETROS ENTRE 20 E 30CM. AS 20/25 FOLHAS DE CADA ÁRVORE TEM DE 1 A 2M DE COMPRIMENTO. UMA VARIEDADE MUITO DIFUNDIDA É O COQUEIRO- ANÃO.

ESCULTÓRICA: AGAVE-AMERICANO

FOLHAS COM FORMATO DE ESPADAS LONGAS SÃO CARACTERÍSTICAS DESSA VARIEDADE DE SUCULENTA FIBROSA E DE CRESCIMENTO LENTO, QUE DÁ ORIGEM AO SISAL E À TEQUILA. DA MESMA FORMA QUE SEUS PARENTES ESPINHOSOS, OS AGAVES NÃO NECESSITAM DE MUITA REGA. NUMA ÁREA COBERTA, MOLHA-SE UMA VEZ POR SEMANA NO VERÃO E UMA VEZ POR MÊS NO INVERNO.
ENTRE AS MUITAS ESPÉCIES, O AGAVE-AMERICANO (AGAVE ANGUSTIFOLIA) DESTACA-SE POR TER AS FOLHAS COM BORDAS BRANCAS. IDEAL PARA USO EM CANTEIROS - TANTO PELA BELEZA QUANTO PELA SEGURANÇA: EVITA A APROXIMAÇÃO DE PEQUENOS ANIMAIS. PLANTADAS INDIVIDUALMENTE OU EM VASO, TEM A FORMA ESCULTURAL VALORIZADA.

PEQUENO JARDIM: FACHADA LOJA 2


NA REDEFINIÇÃO DA FACHADA DE LOJA DE MÓVEIS SITUADA NA AV. BR. DE STUDART, O ESPAÇO DISPONÍVEL PARA AJARDINAMENTO ERA EXÍGUO -MAS FUNDAMENTAL PARA DAR UMA AMENIZADA NO AMBIENTE CAÓTICO E ÁRIDO DA MOVIMENTADA ARTÉRIA. ASSIM CRIOU-SE UM CANTEIRO LINEAR PREENCHIDO COM VASOS DE BUXINHO PODADOS EM BOLA E ENTERRADOS NO SOLO. UMA COBERTURA DE SEIXOS DE MÁRMORE BRANCO FAZ O ACABAMENTO. FLANQUEADA PELOS CANTEIRO, A NOVA ESCADA DE GRANITO NEGRO TRAZ IMPONÊNCIA À FACHADA.
UMA SOLUÇÃO BARATA E EFICAZ.