sexta-feira, 25 de março de 2011

ADORNO: VASOS COM FOTOS


O GOOD STUDIO, EMPRESA ESPECIALIZADA EM DESIGN DO CAZAQUISTÃO, LANÇOU UMA INUSITADA VERSÃO PARA VASOS DE PLANTAS , QUE PODEM SER CUSTOMIZADOS COM FOTOS - DAÍ O NOME: FACEPOTS. O EFEITO É BEM LÚDICO E ME FAZ LEMBRAR DA NOSSA CARMEN MIRANDA...

sexta-feira, 18 de março de 2011

FOTOGRAFIA: JONI NIEMELÄ







JONI NIEMELÄ, WEB DESIGNER FINLANDÊS DE 23 ANOS, CAPTUROU DETALHES QUASE IMPERCEPTÍVEIS E CORES INEBRIANTES EM REGISTROS DA PAISAGEM NATURAL DE SEU PAÍS.

segunda-feira, 14 de março de 2011

PRANCHETA: JARDIM HOSPITAL DE OLHOS LEIRIA DE ANDRADE



PROJETO DE PAISAGISMO PARA O PÁTIO INTERNO DO COMPLEXO HOSPITALAR, LIGAÇÃO ENTRE O PRÉDIO EXISTENTE E O NOVO ANEXO -EM CUJO TÉRREO FICA A CANTINA. DADO O FLUXO INTENSO DE PESSOAS OPTOU-SE POR COBRIR O PASSEIO COM UMA ESTRUTURA METÁLICA CURVA, FECHADA POR PLACAS DE POLICARBONATO, PARA PROTEÇÃO CONTRA AS INTEMPÉRIES. NO JARDIM LATERAL LESTE, CRIOU-SE UMA FONTE , COM UMA CASCATA EM LÂMINA D'ÁGUA QUE CAI SOBRE DOIS TANQUES EM NÍVEIS DIFERENTES. ESSE VOLUME, REVESTIDO COM A MESMA CERÂMICA ADOTADA NO EDIFÍCIO TEM FUNÇÃO CONTEMPLATIVA E RELAXANTE -ALÉM DE DISFARÇAR UM DOS ACESSOS AO SETOR TÉCNICO.
ESPÉCIES PROPOSTAS:
1. AVE-DO-PARAÍSO
2. RENQUES DE MORÉIA
3. GRAMA PRETA
4. TOPIARIA DE BUXINHO PLANTADOS NO SOLO
5. CERCA VIVA DE MURTA
6. TOPIARIA DE BUXINHO EM VASO
7. PALMEIRA RÁPIS
8. IXORA
9. TREPADEIRA ALAMANDA ROXA

sexta-feira, 11 de março de 2011

DESTAQUE CÁ: ALAMEDA DE GAMELEIRAS EM BH




A SOMBRA DE ENORMES GAMELEIRAS SECULARES TORNA O CLIMA AINDA MAIS AGRADÁVEL NAS FEIRAS QUE ACONTECEM NA AV. BERNARDO MONTEIRO, EM BELO HORIZONTE. ÀS SEXTAS O ESPAÇO É OCUPADO PELA FEIRA DE PLANTAS E FLORES E AOS SÁBADOS, A FEIRA TOM JOBIM TEM BARRACAS DE ANTIGUIDADES E DE COMIDAS TÍPICAS. POR AQUI, PODERIAM ACONTECER NA PRAÇA DO HOSPITAL MILITAR (TÃO MAL CUIDADA!) OU SOB AS ÁRVORES IGUALMENTE CENTENÁRIAS DO PASSEIO PÚBLICO...

quinta-feira, 10 de março de 2011

ARBUSTIVA: PLEOMELE



ORIGINÁRIA DE MADASGASCAR,ILHAS MAURÍCIO E ÍNDIA, A PLEOMELE (PLEOMELE VARIEGADA) PREFERE O PLENO SOL. TEM FOLHAS CORIÁCEAS (COM CONSISTÊNCIA SIMILAR AO COURO) COM FAIXAS AMARELADAS E CENTRO VERDE, DE BELO EFEITO PLÁSTICO.

ESCULTÓRICA: LANÇA-DE-SÃO-JORGE


ASSIM COM A LANÇA-DE-OGUM, A HERBÁCEA SANSEVIERA ABYSSINICA LEVA O NOME DE UM ORIXÁ PORQUE É COMUMENTE USADA NOS CULTOS DE UMBADA. SUAS FOLHAS, REUNIDAS EM TUFO, SÃO CILÍNDRICAS, LONGAS E PONTIGUDAS -E CARREGAM A AURA DE PROTEGERM CONTRA O MAU-OLHADO.

TOPIARIA: PINGO-DE-OURO


O PINGO-DE-OURO (DURANTA REPENS AUREA) É UMA PLANTA ARBUSTIVA DE RAMAGEM DENSA AMARELO-ESVERDEADA QUE FICA MAIS EXUBERANTE A SOL PLENO. DE CRESCIMENTO RÁPIDO, ORIGINOU-SE DE UMA MUTAÇÃO DA VIOLETEIRA, SENDO EXCELENTE PARA TOPIARIA, BORDADURA, CERCA-VIVA, RENQUE OU PARA FORMAÇÃO DE BONSAI.

PEQUENO JARDIM: FACHADA DE LOJA


COM A CRIAÇÃO DE UM PASSEIO REVESTIDO DE PEDRA DE CARIRI QUE PERMITISSE A OBSERVAÇÃO DAS VITRINES LATERAIS, O PAISAGISMO RESTRINGIU-SE A CRIAÇÃO DE UMA CERCA VIVA DE PINGO-DE-OURO - A SER MANTIDA COM A ALTURA DE 60CM, ELA DISFARÇARÁ O DESNÍVEL EXISTENTE ENTRE OS PASSEIOS INTERNO E EXTERNO. JUNTO AO PORTÃO DE ACESSO AO CENTRO COMERCIAL, DRACENAS VERMELHAS.

sexta-feira, 4 de março de 2011

PROJETO: CASA DE PRAIA ICARAÍ-CE








O PROIJETODE PAISAGISMO TIROU PROVEITO DAS ESPÉCIES PRÉ-EXISTENTES, NOTADAMENTE OS COQUEIROS-DA-BAÍA E AS ÁRVORES FRUTÍFERAS (MANGUEIRAS, CASTANHOLEIRAS, JAMBEIROS, SAPOTIZEIROS,ETC.). NO JARDIM FRONTAL DA CASA ORIGINAL, AS PLAMEIRAS ARECA-BAMBU FORAM RECUPERADAS E GANHARAM NOVOS CANTEIROS DE ALVENARIA CIRCULAR. UMA CERCA VIVA DE MINI-LACRE COM BORDADURA DE PINGO-DE-OURO CONTORNARÁ A FACHADA E O DECK ELEVADO DA PISCINA -CUJA LATERAL LESTE GANHOU UM GRAMADO RAMPADO, VENCENDO O DESNÍVEL COM UM BELO EFEITO PLÁSTICO, CONVIDADITO À CONTEMPLAÇÃO DO CÉU NOTURNO. NO CANTEIRO CRIADO ENTRE A CASA E O DECK, UMA FORRAÇÃO DE GRAMA PRETA DESTACA O RENQUE DE PLEOMELE JUNTO À PAREDE E A FORMA ESCULTURAL DOS AGAVES E ABACAXIS-ORNAMENTAIS.

ENTRE ASPAS: 'A PAISAGEM COMO UM TEMPLO MÍSTICO'

" O FATO DA POESIA DE HSIEN LING-YUN TER SIDO REVERENCIADA NA CHINA APROXIMADAMENTE 1400 ANOS ANTES DE WORDSWORTH E OS POETAS DA NATUREZA SE TORNAREM FAMOSOS NA INGLATERRA, É UM SINAL DE QUE MUITOS CHINESES JÁ VIAM A PAISAGEM COMO UM TIPO DE TEMPLO MÍSTICO. O BUDISMO SE ENCAIXOU NESSE AMBIENTE SEM NENHUMA DIFICULDADE."
GEOFFREY BLAINEY IN 'UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNDO'(EUA/2004)

MOBILIÁRIO: ESPREGUIÇADEIRAS DE MADEIRA





AS ESPRIGUIÇADEIRAS DE MADEIRA DÃO UM TOQUE DE SOFISTICAÇÃO À QUALQUER ÁREA DE LAZER - SEJA JUNTO À PISCINA, SEJA NUMA VARANDA, SEJA NUM JARDIM. A TRAMONTINA TEM MODELOS QUE ALIAM BELEZA, QUALIDADE E ECONOMIA. FEITOS EM MADEIRA JATOBÁ CERTIFICADA, SÃO INDICADOS PARA AMBIENTES MENOS AGRESSIVOS -EXPOSTOS À FORTES INTEMPÉRIES, NECESSITAM DE MANUTENÇÃO. O MODELO 1067076, COM ACABAMENTO LIXADO E POLIDO COM CERA DE CARNAÚBA, TEM 5 POSIÇÕES, PORTA-COPO LATERAL E RODAS QUE AJUDAM NO DESLOCAMENTO. JÁ O MOD 1067272 TEM O DESIGN DAS CHAISES-LONGUES DOS CONVÉS DOS TRANSATLÂNTICOS E TEM 4 POSIÇÕES. A VERSÃO COM TELA BATELYNE (LINHA ECO-BLINDAGE) TEM EXCELENTE RESISTÊNCIA AOS RAIOS ULTRAVIOLETAS. HÁ AINDA UMA VERSÃO QUE MESCLA MADEIRA E AÇO INOX.