sexta-feira, 3 de junho de 2011

ESCULTÓRICA: BAMBU





O BAMBU DA ESPÉCIE 'BAMBUSA VULGARIS' É MUITO DIFUNDIDO NO PAÍS, EMBORA SEJA ORIGINÁRIO DA CHINA. POSSUI GROSSOS COLMOS QUE CRESCEM EM TOUCEIRA (RIZOMAS PAQUIMORFOS). UMA VARIAÇÃO DESTA ESPÉCIE É A 'BAMBUZA VULGARIS VITTATA', TAMBÉM CHAMADA DE BAMBU BRASILEIRO OU BAMBU IMPERIAL.

JÁ O 'BAMBUSA LAKO', CONHECIDO COMO 'BLACK TIMBER BAMBOO' TEM COLMOS NEGROS ENQUANTO OS DA ESPÉCIE 'BAMBUSA VENTRICOSA', CONHECIDO COMO BHUDA'S BELLY, TEM OS ENTRENÓS INCHADOS. OUTRO BAMBU MUITO APRECIADO É O MOSO, DO GÊNERO PHYLLOSTACHYS - O PUBESCENS (VER POSTAGEM ESCULTÓRICA DE FEV/2011) E O EDULIS. SÃO USADOS PARA OBTENÇÃO DOS BROTOS COMESTÍVEIS E PARA A FABRICAÇÃO DE LAMINADOS PARA PISO E PAINÉIS.

"O BAMBU É A PLANTA QUE CRESCE MAIS RÁPIDO NO MUNDO. EXISTEM MAIS DE 1000 ESPÉCIES, DIVIDIDAS EM 70 SUBGRUPOS, E PODEM VIVER EM QUALQUER AMBIENTE. O BAMBU É UM DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MAIS IMPORTANTES PARA AS ECONOMIAS ASIÁTICAS E ESTÁ RAPIDAMENTE GANHANDO POPULARIDADE EM TODO O MUNDO DEVIDO A SUA CAPACIDADE DE RENOVAÇÃO E FACILIDADE DE CULTIVO E COLHEITA. É CAPAZ DE CRESCER MAIS DE 100CM POR DIA DEVIDO A UM SISTEMA DE RIZOMA INDEPENDENTE, DEPENDENDO DO SOLO E DO CLIMA DO LOCAL ONDE ESTIVER PLANTADO. TEM IMPORTÂNCIA CULTURAL E ECONÔMICA NA ÁSIA ORIENTAL E SUDESTE ASIÁTICO. É O QUE EXISTE DE MAIS PODEROSO PARA A CONSTRUÇÃO DE ANDAIMES; QUANDO LAMINADO SERVE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRANCHAS E COMPENSADOS; E SUAS FIBRAS JÁ SÃO UTILIZADAS NO PROJETO DE TECIDOS E ROUPAS. O BAMBU É UM ALIMENTO DELICIOSO E OS BROTOS SÃO UM LUXO DA CULINÁRIA ORIENTAL. HÁ MUITOS MITOS QUE CERCAM A PLANTA. UM DELES SE REFERE À FLEXIBILIDADE. O BAMBU VERGA, MAS NÃO QUEBRA. SUPORTA TEMPORAIS SEM PERDER O EIXO. CURVA NAS TEMPESTADES, DEIXANDO O PIOR PASSAR, PARA NOVAMENTE FECUNDAR O SOLO COM SUAS RAÍZES PODEROSAS -ELAS TEM 2 VEZES O TAMANHO DO CAULE- E RECHEAR OS GALHOS DE BROTOS. SÃO OS ATOS HEÓICOS DA NATUREZA."(MAILING REVISTA BAMBOO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário